O Expresso, plataforma de serviços digitais do Governo de Goiás, avança mais uma etapa para ampliar os atendimentos à população. A Secretaria de Estado da Administração (Sead) capacita a primeira turma de formação do Expresso Balcão.
Servidores de 12 municípios iniciaram o treinamento para o auxílio dos cidadãos na modalidade que permitirá que usuários de diferentes regiões do Estado acessem o portal com apoio de um intermediário, facilitando a vida daqueles que possuem pouca familiaridade com a internet ou que preferem a interação presencial.
O titular da Sead, Bruno D’Abadia, externou a sua satisfação com a ferramenta, que integra a proposta de universalização de serviços, possibilitando o acesso aos atendimentos públicos estaduais com mais agilidade aos cidadãos goianos.
“O Expresso é o resultado de um governo que acredita que todo cidadão deve ter acesso à cidadania. Ele veio para democratizar e expandir os serviços públicos estaduais disponibilizados aos goianos, em todas as regiões do Estado”, salientou.
O atendimento do Expresso Balcão será feito em parceria com as prefeituras, por servidores municipais que passarão pelo treinamento. O encontro reuniu, nesta primeira etapa, 24 colaboradores municipais de 12 cidades goianas.
“O objetivo desta capacitação é colocar todos vocês, colaboradores municipais, no nível de excelência, no nível de conhecimento adequado para prestar os serviços aos cidadãos. O nosso foco sempre foi capacitar, motivar e habilitar os colaboradores para aquilo que a sociedade espera deles”, enfatizou D’Abadia.
Participaram servidores dos municípios de Araguapaz, Buriti de Goiás, Carmo do Rio Verde, Cristianópolis, Gameleira de Goiás, Montividiu, Nova América, Nova Crixas, Porteirão, Rio Quente, São Miguel do Passa Quatro e Vianópolis. A seleção das primeiras cidades a receberem o Expresso Balcão foi feita por meio de edital de chamamento publicado pela Sead.
A subsecretária de Gestão Pública, Lara Garcia Borges, e o superintendente de Gestão do Atendimento ao Cidadão, Dioji Ikeda, também acompanharam o encontro
Capacitação
Na aula inaugural, na quinta-feira, foi realizada a apresentação do Simplifica – LEI 20.486/2020, do Programa Expresso e da Plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Governo), em que serão ministradas as aulas. A carga horária total da capacitação será de 40 horas e irá contemplar parte técnica e comportamental.
O objetivo é qualificar os atendentes do Expresso Balcão para realizarem atendimento dos serviços solicitados com qualidade, a partir das instruções de trabalho disponibilizadas pelos órgãos responsáveis, sem a necessidade de login e senha para o servidor. Os colaboradores municipais terão suporte técnico, com a equipe da Unidade Digital da Sead e por meio do Tele-Expresso, para sanar dúvidas referentes aos serviços digitais.
Expresso Balcão
O Expresso Balcão é um novo modelo de prestação de serviços para o cidadão, criado pela Lei nº 20.846 de 02 de Setembro de 2020. A intenção da proposta é promover a inclusão digital local, que integra servidor, serviço e usuário de maneira ágil, prática e descentralizada.
A ferramenta disponibiliza o atendimento ao cidadão de maneira assistida e humanizada, levando os serviços digitais já disponíveis na internet às pessoas ainda sem acesso à internet ou com dificuldade de uso de equipamentos tecnológicos, promovendo acessibilidade.
O Balcão será implantado nos municípios do Estado que não possuem unidade Vapt Vupt e que disponibilize servidores e estrutura física para o atendimento.
Secretaria da Administração – Sead