O governador Ronaldo Caiado anunciou em vídeo gravado na tarde desta terça-feira (31), após reunião na Secretaria do Patrimônio da União, em Brasília, que já há um calendário para a transferência da área onde será construído o Hospital do Câncer de Goiás. De acordo com Caiado, a previsão é que isso ocorra no dia 4 de novembro de 2021. “Uma luta de anos e anos está virando realidade”, destacou (confira o vídeo abaixo). Caiado estava acompanhado do secretária da Administração, Bruno D’Abadia, e do secretário-chefe Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima,
A regularização do terreno de 136,4 mil metros quadrados destinado à obra do Hospital do Câncer encerra um entrave de ordem burocrática. O local, que antes pertencia à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), passou para o domínio da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Economia.
As tratativas para sanar a questão junto ao Ministério da Economia foram iniciadas no mês de junho, quando o governador esteve com o Secretário Adjunto de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Mauro Benedito de Santana Filho, em Brasília. No dia 5 desse mês, o presidente Jair Bolsonaro confirmou a cessão de área para Goiás, durante reunião com o governador Ronaldo Caiado, em Brasília.
A área fica no Residencial Barravento, próximo a Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), em Goiânia. A unidade tem previsão de receber alas de internação, ambulatório, quimioterapia, radioterapia, cirurgia, leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e um amplo setor para abrigar familiares de pacientes oncológicos que estiverem em tratamento e cujas residências sejam nos municípios do interior de Goiás.
O hospital, de acordo com o governador, vai garantir atendimento e tratamento médico-hospitalar de qualidade para crianças, mulheres, idosos e pacientes em geral, que poderão contar com um espaço humanizado e adequado com os melhores padrões internacionais na área da saúde.