A Equatorial Goiás informa que, até às 8h desta sexta-feira (25), 95% dos chamados abertos pelos clientes atingidos pelo temporal em Caldas Novas já tiveram o fornecimento de energia normalizado. As fortes chuvas desta quinta-feira (24), acompanhadas de rajadas de vento de cerca de 60km/h, conforme o CIMEHGO, danificaram pelo menos cinco postes da companhia, cabos de energia, conectores, ramais, entre outros equipamentos fundamentais para o funcionamento do sistema elétrico. A distribuidora destaca que grande parte deles já foi substituído.
Por meio de uma força-tarefa, equipes da companhia atuaram de imediato na reconstrução da rede atingida pela força do vento, que arremessou objetos e galhos de árvore contra a rede e ainda derrubou muros de casas, provocando a interrupção no fornecimento de energia. Através de manobras telecomandadas do sistema, foi possível recompor grande parte das ocorrências. A instabilidade já havia sido alertada pela distribuidora e pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO).
A concessionária salienta que trabalhou incansavelmente durante toda madrugada e segue na cidade até recuperar o sistema elétrico 100% o quanto antes. A Equatorial Goiás não medirá esforços para energizar os clientes com urgência e alerta que estão previstos novos temporais para esta sexta-feira na cidade.
Chuva em Caldas Novas
De acordo com o Climatempo, Caldas Novas está tendo um mês de outubro mais chuvoso do que o normal. Até hoje (25), a cidade acumula 153 mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 150% da média histórica de precipitação para o mês, que costuma ser de cerca de 102 mm. A cidade registra também aumento na incidência de raios. De janeiro até setembro deste ano, a cidade contabiliza quase 16 mil raios, uma média de 60 por dia, segundo monitoramento da concessionária.
A força de um raio
Com uma corrente típica de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico, essas descargas percorrem distâncias de até 5 km. Quando um raio atinge a rede elétrica, sua alta intensidade e energia podem causar danos significativos aos componentes da rede, desde transformadores até linhas de distribuição.
Registro de ocorrências
A companhia alerta sobre a importância do registro nos canais oficiais de atendimento que funcionam 24h por dia:
* Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020;
* Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
* Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
* Via SMS: envie uma mensagem para o n° 27949 com o texto Faltadeenergia XXXXXXX informando no “xxxx” sua Unidade Consumidora (UC).
Ao registrar as ocorrências, os consumidores contribuem para que a Equatorial identifique as áreas mais afetadas e priorize as ações de restabelecimento da energia elétrica. Além disso, o registro da ocorrência é fundamental para que a distribuidora monitore e avalie continuamente a qualidade do serviço prestado. Os canais são o melhor caminho para se comunicar com a companhia de energia e acompanhar o andamento da ocorrência.
A Equatorial Goiás reforça que, para este período de chuvas, está empenhada para garantir o atendimento ágil aos clientes, mesmo que a intensidade da chuva tenha sido além do que estava previsto pelos especialistas.
Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás