A decisão é motivada pela declaração do fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à Covid-19, anunciada em 5 de maio, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Com a maior cobertura vacinal, tendência de queda no número de mortes e hospitalização pela doença, o cenário permitiu a declaração do fim da emergência”, justifica a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim.
“No entanto, o vírus continua circulando. É importante alertar que as pessoas devem continuar se vacinando contra a Covid-19, de acordo com as recomendações sanitárias, e mantendo a vigilância”, ressaltou.
Em todos os municípios goianos, há mais de 900 postos abertos para vacinação de pessoas a partir de 18 anos, para a dose bivalente de Covid-19. Um total de 17.668.993 de doses de vacina contra a Covid-19 foram distribuídas em Goiás, desde o início da pandemia.
BOLETIM COVID-19
Com dados coletados no Painel Covid-19, foram mais de mil edições do boletim produzidas e divulgadas, diariamente, pela Comunicação Setorial da pasta, desde 12 de março de 2020. Com base no boletim, era produzido um release informativo que atualizava veículos de comunicação e demais interessados sobre números, casos suspeitos, descartados, confirmados, óbitos suspeitos, taxa de letalidade, além de doses de vacina distribuídas, aplicadas e, desde quando teve início a vacinação infantil, o percentual de crianças vacinadas.
Os dados sobre Covid-19 continuam sendo atualizados e disponíveis para consulta no site da SES-GO, no endereço: https://indicadores.saude.go.gov.br/pentaho/api/repos/:coronavirus:paineis:painel.wcdf/generatedContent