O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a indicação de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Para que a nomeação seja confirmada, Dino precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e obter pelo menos 41 votos de aprovação no plenário principal da Casa.
Com o aval do Senado, Dino ocupará a vaga no STF deixada por Rosa Weber, que se aposentou antes de atingir o limite de idade. Ele herdará 345 processos do gabinete dela.
Flávio Dino tem 55 anos, nasceu em São Luís do Maranhão, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Iniciou seus estudos na UFMA aos 18 anos, em 1986, onde também atuou como coordenador do Diretório Central dos Estudantes. Em 1989, desempenhou um papel ativo na campanha juvenil de apoio à presidência de Lula.
Em 1991, concluiu seu bacharelado em Direito na UFMA e, em 2001, obteve o título de mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito Constitucional na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Flávio Dino foi juiz federal por 12 anos após ser aprovado em primeiro lugar em um concurso em 1994. Em 2006, aos 38 anos, entrou na política ao filiar-se ao PCdoB, tornando-se deputado federal pelo Maranhão de 2007 a 2011.
Ele atualmente é ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, senador pelo Maranhão e foi governador do estado de 2015 a 2022. Além disso, é professor de Direito Constitucional na Universidade Federal do Maranhão.
Fonte: Diário da Manhã