sexta-feira, 12 de abril de 2024

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Com cerca de 3 mil acessos diários, plataforma de videoaulas do Governo de Goiás possibilita retomada de conteúdos perdidos durante a pandemia

Programa Ser Goiás disponibiliza material para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Juntamente ao conteúdo ministrado de forma presencial, videoaulas visam combater lacunas ocasionadas pela pandemia

Ser Goiás: plataforma permite recuperação de conteúdos perdidos durante fase de ensino remoto

Com cerca de 3 mil acessos diários, o Sistema Educacional de Recuperação da Aprendizagem (Ser Goiás) tem sido uma ferramenta importante para a ampliação e recomposição da aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual de educação. São centenas de videoaulas gratuitas, de todos os componentes curriculares, que têm contribuído com a formação dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Um dos diferenciais do Ser Goiás é a forma como os conteúdos são apresentados. Além da videoaula de curta duração, gravada por professores da rede estadual e conforme a matriz curricular, o estudante é convidado a responder questões referentes ao conteúdo apresentado. O feedback desse quiz é instantâneo e o aluno pode optar por refazer as questões quantas vezes achar necessário.

“A gente percebe que uma das grandes saídas para recuperar a aprendizagem dos estudantes é aliar a tecnologia com a sala de aula. Hoje as nossas escolas estão recebendo laboratório móvel, os estudantes do 9º ano vão receber o Chromebook e o SER Goiás tem sido uma plataforma que dá sentido para o uso de todo esse equipamento tecnológico”, explica a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria.

Auxílio para a prática pedagógica
Desde o seu lançamento, realizado em março deste ano, como parte do Plano Pedagógico de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem, os conteúdos do Ser Goiás têm sido utilizados para auxiliar os professores nas aulas, complementando conhecimentos e mitigando lacunas deixadas pelo ensino remoto.

Nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, os professores têm utilizado as videoaulas para a revisão e retomada dos conhecimentos. Os conteúdos valem ainda para a revisão no contraturno escolar, já que podem ser acessados fora da escola por qualquer usuário cadastrado no Portal NetEscola.

Já para os 8º e 9º anos, o Ser Goiás se tornou parte do conteúdo do componente curricular de Estudo Orientado. A disciplina, que integra a matriz curricular diversificada dessas séries, possibilita que os estudantes consigam organizar seus estudos, criando hábitos e planos de estudo para aprofundar seus conhecimentos.

Controle de acessos
De acordo com a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Pasta, foi criado um painel de monitoramento para que as equipes pedagógicas consigam acompanhar quem fez as atividades, os conteúdos mais acessados e o desempenho de cada estudante.

“Tem atividades no Ser Goiás nas quais nós temos uma média de 35 mil visualizações. Diariamente, nós temos aí uma média de 3 mil acessos dos alunos na plataforma, o que indica que eles estão realizando as atividades e conseguindo recuperar essa aprendizagem”, afirma Giselle Faria.

Dentre os cerca de 60 mil alunos nessa etapa de ensino, o maior número de acessos tem sido dos estudantes do 9º ano (19.303), seguido pelos alunos do 8º (17.413), 7º (11.976) e 6º ano (10.157).

Em relação ao conteúdo, as videoaulas de Língua Portuguesa e Matemática são as mais acessadas. Uma única atividade de Matemática já foi realizada por 37.513 alunos. Já a atividade mais procurada dentre os conteúdos de Língua Portuguesa soma 30.099 realizações.

Fotos: Seduc

Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Goiás libera vacina para toda a população no ‘Dia D’ contra influenza

Prefeitura e Câmara entregam mais de 13 mil kits escolares e pedagógicos para a Educação Municipal