Distribuídos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), os itens visam apoiar o desenvolvimento das aulas de Educação Física.
Os kits são compostos por 40 equipamentos didáticos-esportivos, incluindo bolas de basquete, handebol; voleibol e futsal; cones para treinamento; mesa de pebolim; balança antropométrica; peteca de badminton; jogos de tabuleiro e outros itens utilizados para a execução das diferentes práticas corporais.
Os artigos representam um investimento de R$ 12.013.040,33 e atenderão as 998 unidades escolares.
Conforme esclarece a coordenadora pedagógica de Desporto, Arte e Educação da Seduc/GO, Silvana Taís de Morais, a intenção é subsidiar as aulas de Educação Física, possibilitando que estas estejam alinhadas ao proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Documento Curricular para Goiás (DCGO).
“O material não é apenas para o desenvolvimento esportivo, mas para as aulas regulares e obrigatórias da Educação Física. Estamos dando um direcionamento para esse componente na rede e estamos fornecendo material para que o professor execute isso”, explica a coordenadora.
Além dos esportes, o DCGO prevê que nas aulas da Educação Física os estudantes da rede estadual possam experimentar jogos e brincadeiras, lutas, ginásticas e atividades corporais de aventura.
INÍCIO DAS ENTREGAS DOS MATERIAIS ESPORTIVOS
A aquisição e distribuição dos materiais esportivos para as unidades da rede pública estadual de Educação tiveram início em 2022. À época, as escolas estaduais passaram a receber bolas, equipamentos e itens para uso em esportes e jogos, variando de acordo com a quantidade de alunos matriculados.