Governador Ronaldo Caiado conversa com moradores, brinca com crianças, entrega benefícios sociais, e faz corte no cabelo. “Foi algo inimaginável. A cidade quase toda estava aqui”, afirma. Ele aproveitou para convocar a população a comparecer na manhã deste domingo (12/12). “Vale a pena as pessoas virem aqui ver o que é ação social de um governo que aplica corretamente o dinheiro público”
Os moradores de Aparecida de Goiânia que foram até a 2ª edição do Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás, neste sábado (11/12), aprovaram a estrutura montada pelo Estado e a série de serviços gratuitos. Milhares de pessoas circularam o dia inteiro pelo local, de onde saíram com demandas resolvidas: desde um corte de cabelo até encaminhamento para o mercado de trabalho, novos documentos, benefícios sociais ou acesso a linhas de crédito. O evento segue até 12h deste domingo (12/12), na Avenida Benedito Silvestre, no Bairro Independência. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, também marcou presença.
O governador Ronaldo Caiado chegou ao espaço pouco antes das 8h e por lá ficou até 16h. Conversou com moradores, brincou com as crianças, entregou benefícios sociais e foi atendido em alguns estandes. “Foi algo inimaginável. A cidade quase toda estava aqui. Gente de vários bairros foi atendida. Nossa equipe do governo se preocupou em dar um tratamento respeitoso e eficiente aos aparecidenses”, afirmou.
Caiado convocou os moradores que não foram no primeiro dia de Mutirão a comparecerem no domingo. “Vale a pena as pessoas virem aqui ver o que é a ação social de um governo que aplica corretamente o dinheiro público. É tudo aquilo que se espera de um Estado junto à população mais carente”, disse. Cerca de 400 trabalhadores realizaram a montagem da estrutura, que conta com 6 mil metros quadrados, maior do que a montada na primeira edição do Mutirão, em Goiânia. Mais de mil pessoas trabalham no atendimento ao público.
Vanusa Alves Vieira, mãe de cinco filhos, comemorou quando recebeu seu cartão do Mães de Goiás. “Governador, parabéns pelo bom trabalho feito por nós, você está no nosso coração. Glória a Deus! Todo mundo lá em casa é seu fã!”, disse. O programa, que concede R$ 250 mensais para mulheres em situação de vulnerabilidade e com filhos de até 6 anos de idade, beneficiará, assim como Vanusa, outras 2.613 mães em Aparecida de Goiânia.
No estande da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o governador conversou com a dona de casa Bruna Cristina de Jesus, de 22 anos, grávida de 9 meses e mãe da menina Kauanny Cristina. Ela recebeu um enxoval para o bebê e, sua filha, uma boneca de presente de Natal. “O enxoval vai ajudar, e muito. A expectativa está a mil!”, disse Bruna. Para Caiado, o governo está “cuidando de quem vai nascer e de quem já nasceu”.
Na área habitacional, o clima no estande da Agência Goiana de Habitação (Agehab) era de muita comemoração e alívio. Moradora do setor Madre Germana I, Cristiane Gonçalves Dias agradeceu o governador por ter recebido das mãos dele a escritura de sua casa. “Fiquei mais de 20 anos esperando e, menos de um ano depois de pedir a escritura na gestão Caiado, consegui”, relatou Cristiane.
Gabriela Dias, 25 anos, é uma das primeiras 500 pessoas contempladas com o Programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social. O benefício de R$ 350 mensais vai ajudar a garantir moradia mais digna para ela, duas filhas e a mãe. “Hoje moramos numa casa de adobe que, quando chove, deteriora nossas coisas. Então, esse dinheiro vai servir para pagar o aluguel de uma nova residência mais confortável e mais acessível pra mim”, disse a jovem, que está com a locomoção comprometida devido a um acidente de carro.
Outro serviço oferecido pelo Governo de Goiás é a CNH Social, que concede a Carteira Nacional de Habilitação sem custos para pessoas vulneráveis. Caiado entregou pessoalmente os documentos a duas novas motoristas. Natália conta que foi a mãe dela que realizou a inscrição para ela na categoria B. “Só soube quando a minha mãe me contou que meu nome estava na lista de sorteados. Foi uma surpresa maravilhosa e vai nos ajudar demais”, contou. Para Joyce Campelo, o curso foi ótimo. “Passei de primeira”, comemorou. Segundo o governador, “parando de roubar, o dinheiro dá pra sustentar, dá pra dar carteira de motorista a custo zero”.
Um dos pontos altos do sábado foi o corte de cabelo de Caiado, que aproveitou os serviços de beleza oferecidos no Mutirão. Acompanhando o governador, o ex-deputado Daniel Vilela também aproveitou para mudar o visual. No local, a estagiária Lorrayne Sanches, de 22 anos, comemorou o oferecimento de diversos serviços estéticos, até design de sobrancelhas. “Está muito bom e tem muitos serviços na área da beleza. Tem até sorteios”, disse ela, que mora em Goiânia e foi aproveitar o Mutirão em Aparecida de Goiânia.
Vera Lúcia, 49 anos, concluiu uma capacitação em corte de cabelo e maquiagem oferecido pelo Estado. Hoje, atuou como voluntária. “Vou levar os ensinamentos para o resto da vida, até porque agora vou trabalhar com isso”, disse. Suas novas habilidades foram praticadas em Pedrina Francisca, de 62. “Vou sair daqui linda para dançar um forró mais tarde”, comentou, sorrindo. Além do trato no visual, a idosa solicitou no Mutirão a emissão de nova carteira de identidade. “Foi rápido demais, o atendimento aqui é uma maravilha.”
Na pausa para o almoço, Caiado apreciou a galinhada feita por uma equipe de servidores da Educação para toda população que participou do Mutirão. “Deram de mil a zero em vários cozinheiros por aí”, elogiou. Na sequência, fez uma maratona para conhecer e participar dos serviços oferecidos por cada estande, entre eles o da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO).
Na área da Saúde, houve grande procura para vacina contra a Influenza e, em especial, a Covid-19. “Somente com a imunização de toda a população é que nós vamos superar a pandemia”, declarou Caiado. No local, o governador foi submetido a um exame de auto-refração, um teste oftalmológico, serviço que também está disponível ao público.
Já na tenda da Retomada são concentrados atendimentos voltados ao emprego. Gerente de Intermediação e Recolocação do Trabalho, Yara Nunes relatou que servidores estaduais fizeram uma “força-tarefa” para reunir vagas e divulgar no evento. “Estamos com o programa Mais Empregos funcionando em 96 municípios. Aqui em Aparecida de Goiânia, infelizmente, a prefeitura não quis fazer parte e bloqueou o sistema. Então, fizemos a captação de vagas para que os interessados conseguissem sair daqui com essa chance”, explicou.
Graças ao esforço da pasta, mais de 200 pessoas já foram encaminhadas a possíveis novos empregos. Thaís Alves de Oliveira é uma delas. “Estou procurando um trabalho há bastante tempo, e acho que agora vou conseguir”, disse, confiante. Ela busca uma oportunidade na área de atendimento ao cliente, onde possui experiência. A Retomada também divulga vagas em cursos de capacitação e profissionalizantes, todos gratuitos.
O evento é uma homenagem ao ex-prefeito de Goiânia e ex-governador Iris Rezende, que faleceu no último dia 09 de novembro e cujos mutirões estão entre as marcas de sua trajetória política. Iniciados na manhã deste sábado (11/12), os trabalhos seguem durante a manhã do domingo (12/12), com serviços como entrega de benefícios para jovens no Aprendiz do Futuro; 500 benefícios da Agehab; divulgação de 2 mil postos de trabalho e ofertas de cursos; mais de 20 serviços nos totens do Programa Expresso; oficinas, apresentações culturais e atividades para crianças.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás