segunda-feira, 25 de novembro de 2024

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Goianos representantes da rede estadual de ensino são destaque nas disputas de taekwondo durante Jogos Escolares Brasileiros

Entre sete estudantes goianos na competição, dois foram medalhistas. Rafael Uchôa e Geovana Divina da Paixão, ambos alunos do Colégio Estadual São Geraldo, de Goianira, ficaram com o ouro e com a prata, respectivamente, em suas categorias

Rafael Uchôa e Geovana Divina da Paixão, ambos alunos do Colégio Estadual São Geraldo, de Goianira, conquistam pódio durante Jogos Escolares Brasileiros, no Rio de Janeiro: ele, com ouro, e ela, com prata

Um ouro e uma prata. No taekwondo, Goiás conquista os dois lugares mais altos do pódio durante os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2021, realizados no Rio de Janeiro, desde o dia 27 de outubro. Rafael Uchôa foi campeão na categoria -53 kg masculino, e Geovana Divina da Paixão, entre as mulheres com até 44 kg, ficou com o segundo lugar.

Os dois atletas goianos são alunos do Colégio Estadual São Geraldo, de Goianira. Por trás dos bons resultados está o técnico e ex-atleta do taekwondo Francisco de Assis Magalhães de Sá Júnior. Conselheiro tutelar de Goianira, o treinador conta que o esporte começou a ser ofertado aos estudantes como parte do projeto Pequeno Samurai, desenvolvido em parceria com a prefeitura do município.

Ao todo, cerca de 15 alunos participam do projeto. Três deles são da rede estadual e participaram desta edição dos Jogos Escolares Brasileiros: Geovana Divina, Rafael Uchôa e Gabriel da Rocha Silva, que terminou em 5º lugar na categoria masculino 61 kg.

Estreante nos JEBs, Francisco de Assis parece não se contentar com o ouro e com a prata e deseja ver os alunos entre os grandes nomes do taekwondo do Brasil. “Fiquei muito feliz com a prata, mas perdemos o ouro por pouco. Agora é trabalhar para ela (Geovana) ter uma melhor performance e chegar à seleção brasileira juvenil”, sonha o técnico.

JEBs
Os Jogos Escolares Brasileiros são a principal competição escolar do País. Realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pela Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, o evento proporciona aos estudantes-atletas o desenvolvimento dos valores do esporte, intercâmbio esportivo e cultural e a chance de se tornarem atletas profissionais.

A edição 2021 é realizada no Rio de Janeiro desde o dia 27 de outubro. Ao todo, quase 6 mil estudantes-atletas de todo o Brasil participam da competição, divididos em 17 modalidades.

Confira a lista de estudantes da rede estadual de Goiás que competiram no taewkondo:

Masculino

Masculino (-37Kg) – Marcos Antônio Júnior Rodrigues de Lima – E.E. Profª. Judith Florestina Dias
Masculino (-45Kg) – João Victor Mendes Aquino – Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás
Masculino (-53Kg) – Rafael Ferreira Uchoa – Colégio Estadual São Geraldo
Masculino (-61Kg) – Gabriel da Rocha Silva – Colégio Estadual São Geraldo
Masculino (+61Kg) – Divino Eduardo Moreira da Silva – Escola Estadual Marieta Telles Machado

Feminino

Feminino (-44Kg)- Geovana Divina da Paixão – Colégio Estadual São Geraldo
Feminino (+59Kg) – Kauany Kristiny Silva Rodrigues – Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás – Unidade Padre Pelágio

Foto: Divulgação

Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás

Publicações em Alta

Em Mineiros, Caiado inaugura pavimentação de trechos das GOs 306 e 341

Governo de Goiás entrega mais de 48 mil computadores a todos os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental

Moradores de Nova Aurora e Anhanguera recebem casas a custo zero

Prefeitura de Caldas Novas realiza mais de 9 mil atendimentos em saúde mental nos primeiros 3 meses de 2023