O longa foi exibido no Cine X do Centro Cultural Oscar Niemeyer, conforme mostrou reportagem exibida no programa O Mundo em sua Casa desta quinta-feira (19).
O documentário é uma produção da TV Cultura de São Paulo e foi idealizado pelo diretor de rede da emissora, Fábio Borba. Ele lembrou que o primeiro comício de campanha de JK foi em Jataí. E foi na cidade goiana que ele prometeu ao Toniquinho da farmácia que, se eleito, cumpriria a Constituição e transferiria a capital do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste. Segundo Borba, o lançamento do documentário em Goiânia representa “um momento do fortalecimento das relações entre a TV Cultura e a TV Brasil Central, que são parcerias históricas.”
JK, o Reinventor do Brasil é um documentário pop, em ritmo de podcast. Narra a história do 21º presidente da República, que exerceu o mandato entre 1956 e 1961. Ele foi o responsável pela construção de Brasília, fato que contribuiu para o desenvolvimento da região Centro-Oeste e a interiorização do Brasil. A obra retrata desde o dia do seu nascimento até sua morte trágica e jamais esclarecida, em um acidente rodoviário.
Parceria
As TVs Cultura e Brasil Central vão exibir a série documental sobre JK em dois episódios, neste sábado (20) e no próximo dia 27, às 22h30. “A Brasil Central virou destaque, virou a queridinha da TV Cultura, pela qualidade e pelo trabalho que todos nós temos feito; e é um trabalho em conjunto para a população goiana”, comemorou o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior.
“Estar em Goiás, recebendo este documentário, é algo fantástico porque Juscelino Kubitschek foi senador por Goiás, ele tem uma história com nosso estado. E sem dúvida trata-se do grande presidente da história do nosso País”, declarou o diretor de Telerradiodifusão, da ABC, Rafael Vasconcelos. Presente ao evento, o secretário de Governo Adriano Rocha Lima destacou o papel desempenhado por JK: “Tirar do Rio de Janeiro, do litoral, de uma cidade do porte do Rio, e trazer a capital (federal) para o Planalto Central, para o Centro-Oeste, realmente tem que ser muito corajoso e muito empreendedor”.
ABC Digital