No Banner to display

sexta-feira, 19 de julho de 2024

sexta-feira, 19 de julho de 2024

No Banner to display

Setor de serviços em Goiás cresce 7,2% em 2023

Na variação acumulada do ano, estado registra mais que o dobro da média nacional, que foi de 3,1%

O setor de serviços em Goiás cresceu 7,2% na variação acumulada do ano e registrou mais que o dobro da média nacional, que foi de 3,1% no mesmo indicador e período. A alta no estado foi puxada pelas atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,3%) e pelos serviços de informação e comunicação (11,2%). As informações são do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado em 12 meses, Goiás também obteve bom desempenho. O crescimento no período foi de 6,9%, enquanto a média brasileira ficou em 3,6%. Na variação interanual – comparação entre outubro de 2023 com outubro de 2022 – o aumento registrado no setor de serviços goiano foi de 4,8%, enquanto o Brasil apresentou resultado negativo (-0,4%).

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, analisa os resultados. “Os dados e os bons resultados mostram que a gestão está empreendendo esforços no sentido correto. Goiás seguirá em busca de crescimento e intensificará, ainda mais, os trabalhos para a manutenção e fomento do setor.”

“O setor de serviços possui um dos maiores pesos do PIB goiano. Obtivemos ótimos resultados no mês de outubro e as projeções para os próximos meses também são muito positivas”, destaca o diretor-executivo do IMB, Erik Fiqueiredo.

Pesquisa Mensal
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Fotos: Divulgação SGG

Legenda: Setor de serviços cresceu 7,2% na variação acumulada no ano e registrou mais que o dobro da média nacional, que foi de 3,1%; alta em Goiás foi puxada pelas atividades de transportes, correio e pelos serviços de informação e comunicação

Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás

Publicações em Alta

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos

Prefeitura de Caldas Novas espera receber 150 mil pessoas no Feriado de Tiradentes

Educação abre período de matrículas para 2024

No Banner to display