No Banner to display

quinta-feira, 25 de julho de 2024

quinta-feira, 25 de julho de 2024

No Banner to display

Serpes reforça tendência de vitória de Caiado no 1º turno

Cenário da eleição para o governo de Goiás se mantém estável na 5ª rodada da pesquisa, que mostra probabilidade de vitória do governador no dia 2 de outubro, com quase o triplo das intenções de voto do segundo colocado.

Na quinta rodada da pesquisa Serpes, contratada pelo jornal O Popular e divulgada nesta sexta-feira (23), o governador e candidato à reeleição Ronaldo Caiado (União Brasil) aparece com 62% dos votos válidos e mantém a probabilidade de vitória já no dia 2 de outubro, 1º turno das eleições. Com liderança folgada perante os adversários, Caiado tem 50,8% das intenções de votos na pesquisa estimulada, que apresenta aos entrevistados uma cartela com os nomes dos candidatos que disputam o governo do Estado.

Em segundo lugar, com 32,3 pontos a menos de Caiado, o ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) recebeu 18,5% das intenções de votos. O deputado federal Major Hugo (PL) vem na terceira posição com 9,2%.

O professor Wolmir Amado (PT) aparece com 2,4% das intenções de voto. A socióloga Cíntia Dias (PSOL), 0,5%; o empresário Edigar Diniz (Novo) e o professor Reinaldo Pantaleão (UP), 0,2% cada um. A professora Helga Martins (PCB) e o historiador Vinicius Paixão (PCO) não pontuaram nesta quinta rodada. Os indecisos somam 12% dos entrevistados e 6,1% afirmam que vão votar branco ou nulo.

O quadro mais uma vez aparece estável para a eleição de governador na quinta rodada da pesquisa Serpes, o que aponta uma consolidação dos números para os últimos dias da eleição. Há uma semana, Ronaldo Caiado aparecia com 52,4% e, embora tenha oscilado dentro da margem de erro para 50,8% nesta semana, possui quase o triplo da intenção de votos do segundo colocado, alcançando 62% dos votos válidos.

Mendanha e Vitor Hugo também oscilaram dentro da margem de erro. O candidato do Patriota passou de 16,2% para 18,5%, ficando com 22,6% dos votos válidos, e o Major foi de 6% para 9,2%, com 11,2% dos votos válidos. Wolmir Amado saiu de 2,2% para 2,4% das intenções de voto, somando 2,9% dos votos válidos.

A eleição será encerrada em 2 de outubro se um candidato conquistar 50% dos votos válidos mais um. O formato, excluindo brancos e nulos, é utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgação do resultado.

A pesquisa Serpes entrevistou 801 eleitores, entre os dias 20 e 22 de setembro, em 38 municípios de Goiás. A margem de erro máxima é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo GO-09662/2022.

Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados respondem em quem vão votar antes de receber a cartela com os nomes que estão na disputa, Caiado aparece com 38% das intenções de voto. Mendanha é opção de voto para 14% dos entrevistados. E Vitor Hugo vem em terceiro, com 6,1%.

 

Ainda na espontânea, Wolmir Amado é lembrado por 1,4% dos entrevistados. Cíntia, Pantaleão, Edigar, Vinícius e Helga aparecem com meio ponto porcentual, cada um. Entrevistados indecisos somam 37,3% e os nulos ou abstenção, 3,1%.

Publicações em Alta

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos

Detran disponibiliza Disque-Guincho para remoção de veículos

Prefeitura de Caldas Novas espera receber 150 mil pessoas no Feriado de Tiradentes

No Banner to display