No Banner to display

domingo, 17 de outubro de 2021

domingo, 17 de outubro de 2021

Série “Isso é Goiás” destaca, nas redes sociais da Alego, essa semana, a história e o potencial turístico de Britânia

A cidade de Britânia surgiu na década de 50. De acordo com informações do site da Prefeitura de Britânia, as terras em torno do Lago dos Tigres eram do Dr. Paulo Smith de Vasconcelos, que era proprietário de 20 mil alqueires goianos

Série Isso é Goiás apresenta o município de Britânia
A cidade de Britânia surgiu na década de 50. De acordo com informações do site da Prefeitura de Britânia, as terras em torno do Lago dos Tigres eram do Dr. Paulo Smith de Vasconcelos, que era proprietário de 20 mil alqueires goianos, e foi ele que deu início a fundação do município com o loteamento de terras rurais às margens do lago. Na época, foi realizado um concurso para a escolha do nome da cidade, e concorreram os seguintes nomes: Quênia, Primavera, Goiás Luz, Vera, sendo eleito o nome “Britânia”, devido à semelhança do município, em seus aspectos geográficos e hidrográficos, com as Ilhas Britânicas.

Já a emancipação política da cidade, ocorreu somente em 5 de janeiro de 1964. Antes, o município teve como prefeito provisório Adelino Braga e Raimundo de Souza Leocárdio. Pelo voto direto, Joel Ferreira da Costa foi o primeiro prefeito eleito. De lá para cá, a região se desenvolveu economicamente primeiro pela agricultura, mas hoje predomina a pecuária e também o turismo.

Atrações turísticas de Britânia

Aliás, a cidade tem um grande potencial turístico. Começando pelo Lago dos Tigres que tem mais de 37 km de águas doces e claras, e está situado no Vale do Araguaia, Noroeste de Goiás. O lago apresenta uma exuberante vegetação às suas margens e é um dos maiores lagos naturais da América Latina. É um excelente local para descanso e lazer, para aqueles que apreciam a natureza e a boa pesca, sem deixar de lado o aconchego e o bem-estar. Toda orla conta, ainda, com iluminação, área de camping com mais de 800 metros, sanitários, duchas e lavatórios, tudo para que o turista se sinta em casa. Já o Tigrinho, que é a extensão do lago dos Tigres, também é outro ponto que atrai visitantes por sua beleza natural.

O Rio Vermelho também proporciona uma bela paisagem de encontro do rio desaguando no Rio Araguaia, com vários tipos de peixes, atraindo os turistas amantes da pesca esportiva. O Rio Água Limpa é um lugar maravilhoso com águas tranquilas e claras, formando o Lago dos Tigres junto com o Rio Vermelho. Já o Itacaiú, está localizado às margens do Rio Araguaia, tem acesso pavimentado pela GO-324 e fica a 32 km de Britânia, na divisa dos estados de Goiás e Mato Grosso. O atrativo fica por conta das praias que se formam no rio e a pesca de vários peixes que o Araguaia oferece, além de contar com estrutura de hotéis, supermercados e serviços de aluguel de canoas, motores e ranchos na praia para que os turistas possam desfrutar das suas belezas.

Mas Britânia não tem apenas os rios como pontos atrativos. O turista pode conhecer o monumento do Cristo, que fica em frente ao Lago dos Tigres, e é um dos cartões postais da cidade. Nos arredores do monumento os visitantes também podem aproveitar a Feira do Artesanato e apreciar as peças de artesanato feitas pelos moradores da cidade. Outra opção para os turistas é visitar o Museu de Arte de Britânia (Mabri). O Mabri expõe sempre obras de artistas renomados. A praça da Matriz, localizada no centro da cidade, em frente à orla do Lago dos Tigres, também é um lugar harmonioso onde se pode ouvir o som dos pássaros, admirar a beleza das flores e aproveitar o momento com a família.

Enfim, em Britânia tem opções de passeios para todo mundo. E se você gostou da cidade, aproveite e a insira no roteiro dos seus próximos destinos. Fique atento também às publicações nas redes sociais da Alego. Todo domingo tem um lugar diferente, mostrando que Goiás possui vários locais cheios de belezas e muita história. Toda semana tem postagem no Facebook, Instagram e no Twitter. Acompanhe!

Agência Assembleia de Notícias
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Polícia Penal registra aumento de apreensões de K4, conhecida como supermaconha

Caiado anuncia isenção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas com salário de até R$ 3 mil e redução da cobrança para os que recebem acima desse valor

Expresso Balcão capacita servidores de 12 municípios

Operação integrada apreende 200 kg de cloridrato de cocaína