No Banner to display

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Semad cria circuito de competições em parques estaduais

O governador Ronaldo Caiado tem reiterado a sua preocupação com o respeito à natureza e o ecoturismo.

Primeira etapa do Circuito Radical Parques de Goiás será realizada no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN) em 26 de setembro (Foto: Semad)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) dá início ao Circuito Radical Parques de Goiás, evento esportivo que visa promover atividades saudáveis em contato com a natureza e, ao mesmo tempo, desenvolver a educação ambiental e o ecoturismo em Unidades de Conservação (UCs) goianas. A primeira etapa da competição vai ocorrer no dia 26 de setembro, no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN), data em que a UC comemora 51 anos desde a sua criação.

O governador Ronaldo Caiado tem reiterado a sua preocupação com o respeito à natureza e o ecoturismo. No ano passado, durante a criação do Parque Estadual Águas do Paraíso (PEAP), no Nordeste goiano, ele reforçou que as ações visam “transformar o parque em um dos pontos mais visitados do mundo”. Na linha do que disse o governador, o local será sede de uma das etapas da competição.

Além do PESCaN e Águas do Paraíso, o Circuito Radical Parques de Goiás, que conta com parceria da Goiás Turismo e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, ocorrerá nos parques estaduais dos Pirineus (PEP), Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP) e da Serra Dourada (PESD). Conforme destaca a titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis, “esta é uma grande oportunidade para incentivar a preservação da natureza e o ecoturismo em diversas regiões do Estado”, ressalta.

Etapa PESCaN

Conforme destaca o superintendente de Unidades de Conservação e Regularização Ambiental da Semad, Flávio Lopes Ribeiro, para esta primeira etapa que ocorre no PESCaN, em Caldas Novas, o trajeto conta com rotas de oito e 21 quilômetros, na modalidade atletismo, a depender da categoria e idade de cada participante. Ele esclarece que “os cinco primeiros colocados de todas as categorias receberão uma premiação em dinheiro. O circuito ainda se divide nas categorias masculino e feminino, porém a premiação será a mesma para ambas”, conclui.

Ainda de acordo com o superintendente, as inscrições para a competição serão abertas no dia 05 de setembro e, em breve o link será disponibilizado aos participantes. “Nosso objetivo é que seja um programa familiar saudável, por isso foram criadas as categoria kids e a sênior, garantindo diversão para todas as idades”, adianta Flávio Ribeiro.

Segurança

Segundo conta a subsecretaria de Desenvolvimento Sustentável, Proteção Ambiental e Unidades de Conservação, Vanessa Fernanda Schmitt, uma preocupação das equipes da Semad na elaboração do projeto do Circuito Radical Parques de Goiás é quanto ao respeito aos protocolos sanitários. E adianta que as premiações serão feitas imediatamente após a realização de cada categoria, diminuindo assim a ocorrência de aglomerações e, consequentemente, o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Para as próximas etapas, que devem ocorrer até o segundo semestre de 2022, o projeto estuda ainda a inclusão de outras modalidades esportivas, consideradas as condições geográficas, climáticas e de preservação de cada unidade de conservação. Triatlon, duathlon e escalada estão entre as opções já analisadas pela equipe responsável pelo projeto e pelos chefes dos parques.


Etapas:

– Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN) – Caldas Novas

– Parque Estadual Águas do Paraíso (PEAP) – Alto Paraíso de Goiás

– Parque Estadual dos Pirineus (PEP) – Pirenópolis

– Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP) – Goiânia

– Parque Estadual da Serra Dourada (PESD) – Cidade de Goiás

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Prefeitura de Caldas Novas inaugura Casa de Apoio em Goiânia

Fazemos uma gestão focada nas pessoas”, diz prefeita de Rio Quente ao inaugurar Posto Avançado do Poder Judiciário

ProGoiás, novo incentivo fiscal do Governo do Estado, atrai 144 empresas

Caiado apresenta ônibus articulado 100% elétrico para circular no Eixo Anhanguera