No Banner to display

domingo, 19 de setembro de 2021

domingo, 19 de setembro de 2021

Semad cria circuito de competições em parques estaduais

O governador Ronaldo Caiado tem reiterado a sua preocupação com o respeito à natureza e o ecoturismo.

Primeira etapa do Circuito Radical Parques de Goiás será realizada no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN) em 26 de setembro (Foto: Semad)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) dá início ao Circuito Radical Parques de Goiás, evento esportivo que visa promover atividades saudáveis em contato com a natureza e, ao mesmo tempo, desenvolver a educação ambiental e o ecoturismo em Unidades de Conservação (UCs) goianas. A primeira etapa da competição vai ocorrer no dia 26 de setembro, no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN), data em que a UC comemora 51 anos desde a sua criação.

O governador Ronaldo Caiado tem reiterado a sua preocupação com o respeito à natureza e o ecoturismo. No ano passado, durante a criação do Parque Estadual Águas do Paraíso (PEAP), no Nordeste goiano, ele reforçou que as ações visam “transformar o parque em um dos pontos mais visitados do mundo”. Na linha do que disse o governador, o local será sede de uma das etapas da competição.

Além do PESCaN e Águas do Paraíso, o Circuito Radical Parques de Goiás, que conta com parceria da Goiás Turismo e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, ocorrerá nos parques estaduais dos Pirineus (PEP), Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP) e da Serra Dourada (PESD). Conforme destaca a titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis, “esta é uma grande oportunidade para incentivar a preservação da natureza e o ecoturismo em diversas regiões do Estado”, ressalta.

Etapa PESCaN

Conforme destaca o superintendente de Unidades de Conservação e Regularização Ambiental da Semad, Flávio Lopes Ribeiro, para esta primeira etapa que ocorre no PESCaN, em Caldas Novas, o trajeto conta com rotas de oito e 21 quilômetros, na modalidade atletismo, a depender da categoria e idade de cada participante. Ele esclarece que “os cinco primeiros colocados de todas as categorias receberão uma premiação em dinheiro. O circuito ainda se divide nas categorias masculino e feminino, porém a premiação será a mesma para ambas”, conclui.

Ainda de acordo com o superintendente, as inscrições para a competição serão abertas no dia 05 de setembro e, em breve o link será disponibilizado aos participantes. “Nosso objetivo é que seja um programa familiar saudável, por isso foram criadas as categoria kids e a sênior, garantindo diversão para todas as idades”, adianta Flávio Ribeiro.

Segurança

Segundo conta a subsecretaria de Desenvolvimento Sustentável, Proteção Ambiental e Unidades de Conservação, Vanessa Fernanda Schmitt, uma preocupação das equipes da Semad na elaboração do projeto do Circuito Radical Parques de Goiás é quanto ao respeito aos protocolos sanitários. E adianta que as premiações serão feitas imediatamente após a realização de cada categoria, diminuindo assim a ocorrência de aglomerações e, consequentemente, o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Para as próximas etapas, que devem ocorrer até o segundo semestre de 2022, o projeto estuda ainda a inclusão de outras modalidades esportivas, consideradas as condições geográficas, climáticas e de preservação de cada unidade de conservação. Triatlon, duathlon e escalada estão entre as opções já analisadas pela equipe responsável pelo projeto e pelos chefes dos parques.


Etapas:

– Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN) – Caldas Novas

– Parque Estadual Águas do Paraíso (PEAP) – Alto Paraíso de Goiás

– Parque Estadual dos Pirineus (PEP) – Pirenópolis

– Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP) – Goiânia

– Parque Estadual da Serra Dourada (PESD) – Cidade de Goiás

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Últimas notícias

Caiado participa do lançamento da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, em Mara Rosa, no Norte goiano

Goiás atualiza orientações sobre vacinação contra Covid-19

Em Goiânia, Caiado inicia entrega de mais 250 mil cestas básicas a famílias em vulnerabilidade impactadas pela pandemia, e Goiás atinge marca de 1 milhão de donativos distribuídos

Caiado diz que consultas populares vão definir como Projeto Gênesis será implantado e destaca que prioridades são “desenvolvimento do Nordeste goiano e preservação do meio ambiente”