No Banner to display

domingo, 17 de outubro de 2021

domingo, 17 de outubro de 2021

Seds lança Campanha Coração Azul de prevenção ao tráfico de pessoas em Goiás

O lançamento da campanha foi realizado no hall do Aeroporto Santa Genoveva, onde foi instalado um grande Box, que lembra uma atrativa caixa de presente.

Box instalado no Aeroporto Internacional de Goiânia que lembra uma grande caixa de presente, mas que tem em seu interior depoimentos reais de tráfico de pessoas (Foto: Seds)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), lançou, nesta terça-feira (27/7), no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia, a Campanha Coração Azul de prevenção ao tráfico de pessoas. As ações de conscientização seguem até o dia 1° de agosto.

O lançamento da campanha foi realizado no hall do Aeroporto Santa Genoveva, onde foi instalado um grande Box, que lembra uma atrativa caixa de presente. A embalagem esconde uma série de depoimentos reais de vítimas do tráfico de pessoas e do trabalho escravo. Em um telão estão sendo exibidos depoimentos de vítimas desta prática de comércio cruel e desumana.

A Campanha Coração Azul integra o movimento internacional de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC/ONU) que acontece em vários países do mundo. No Brasil, a coordenação é do Ministério da Justiça e dos governos estaduais.

O dia 30 de julho foi instituído pela Assembleia Geral da ONU como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e como Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas pelo Art. 14 da Lei nº 13.344/2016.

A Campanha visa ampliar o conhecimento e a mobilização da sociedade e das instituições públicas e privadas para o enfrentamento de pessoas, bem como dar visibilidade às ações nacionais desenvolvidas no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Participaram do evento, entre outros, a psicóloga e presidente da Asssociação de Travestis, Transexuais e Transgêneros de Goiás (Astral-GO), Beth Fernandes, e secretário-executivo do Projeto Resgate Brasil, o Marco Aurélio de Sousa.

O lançamento da Campanha contou, ainda, com a presença de membros do Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo no Estado de Goiás (Comitrate-GO), que atua, de forma intersetorial, envolvendo órgãos públicos estaduais e federais, instituições de ensino e organizações da sociedade civil no combate ao tráfico de pessoas.

Para a superintendente de Direitos Humanos da Seds, Ana Luísa Freire, a instalação do Box representa uma conscientização para a população. “A Campanha Coração Azul tem o objetivo de fazer as pessoas acreditarem que o tráfico de pessoas é real. Também para que saibam que é possível realizar uma denúncia caso desconfiem de um convite ou proposta”, afirma.

Na sexta-feira (30/7), em parceria com a Prefeitura de Goiânia e por meio da sua Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativa, a Seds levará a Campanha para a Rodoviária da capital, onde os servidores distribuirão folhetos explicativos e prestarão esclarecimentos sobre a importância da prevenção contra o tráfico de pessoas.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Polícia Penal registra aumento de apreensões de K4, conhecida como supermaconha

Caiado anuncia isenção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas com salário de até R$ 3 mil e redução da cobrança para os que recebem acima desse valor

Expresso Balcão capacita servidores de 12 municípios

Operação integrada apreende 200 kg de cloridrato de cocaína