No Banner to display

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Secult promove encontro virtual sobre os desafios e perspectivas nas bibliotecas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promove nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de junho, das 14h30 às 17h30

Palestras e oficinas, além de questões como acessibilidade e conservação de documentos textuais integram a programação do evento, que é gratuito e direcionado a todos os públicos (Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promove nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de junho, das 14h30 às 17h30, o segundo Encontro Virtual do Sistema Estadual de Goiás de Bibliotecas Públicas – Ciclo I, com o tema: Bibliotecas Públicas: desafios e perspectivas.

A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico da Secult, e visa refletir sobre os cuidados e a segurança dos usuários e servidores das bibliotecas públicas, frente aos desafios impostos pela epidemia da Covid-19. A programação traz palestras e oficinas de conservação de documentos textuais, além de debate sobre acessibilidade.

O objeto do evento é trazer temas que possam ser pensados e aplicados no dia a dia dos profissionais que atuam nas bibliotecas públicas de Goiás. Além de contribuir com a formação desses servidores, a intenção é proporcionar uma melhor interação entre as instituições e os seus usuários, com o fornecimento de materiais informativos e orientação em atividades afins.

O primeiro ciclo desse encontro, que está sendo realizado mensalmente por profissionais da área, foi aberto no dia 13 de maio. Para esse segundo ciclo, será ministrada, via google meet, a oficina “Noções Básicas de Conservação de Documentos Textuais”, com Vitória Bandeira, graduada em Arte Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenadora do Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS), e conservadora de documentos fotográficos e textuais. A mediação será de Keith Valéria Tito, gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico da Secult.

O curso é gratuito, com emissão de certificado. Para participar basta acessar o link e ter a disposição documentos textuais encadernados ou avulsos que apresentem algum tipo de dano, como sujidades, partes faltantes, rasgos, fungo, grampo, cola. Esses materiais serão trabalhados na parte prática do curso.

O próximo encontro do ciclo terá como palestrante Maria Eunice Suares Barboza, coordenadora da Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, da Secult.

Para demais informações: (62) 3201-4653/[email protected][email protected].

Confira abaixo a programação:

10 e 11 de junho – 14h30 às 17h30

Oficina Noções Básicas de Conservação de Documentos Textuais.

Quinta-feira – 10/06

Teoria: História do papel. Causas de degradação do papel.

Sexta-feira – 11/06

Prática: Noções básicas de conservação de documentos textuais: higienização, acondicionamento e guarda.

Link de acesso: https://meet.google.com/sfp-fvyk-trz

Ministrante: Vitória Bandeira.

Mediação: Keith Valéria Tito. Gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico/Secult GO.

08 de julho – 14h30

Palestra: Bibliotecas públicas e acessibilidade para pessoas com deficiência visual

Ministrante: Maria Eunice Suares Barboza. Graduada em Biblioteconomia/ UFG. Coordenadora da Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo/ Secult GO.

Mediação: Nilva Belo de Morais. Pedagoga. Diretora de Livro e Leitura e Alexânia. Membro titular da Academia Aguaslindense de Letras – Aletras.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Últimas notícias

Em dia histórico, Governo do Estado assume gestão e regulação dos hospitais próprios, em Goiânia

Governador Ronaldo Caiado inicia entrega de 250 mil cestas básicas, em Goiânia, e cumpre agenda em Mara Rosa, nesta sexta-feira (17/09)

Em Montes Claros de Goiás, Caiado participa, ao lado do ministro da Infraestrutura, de entrega da restauração da BR-070

Caldas Novas vacina adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente e aplica terceira dose em idosos