sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Secult promove encontro virtual sobre os desafios e perspectivas nas bibliotecas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promove nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de junho, das 14h30 às 17h30

Palestras e oficinas, além de questões como acessibilidade e conservação de documentos textuais integram a programação do evento, que é gratuito e direcionado a todos os públicos (Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promove nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de junho, das 14h30 às 17h30, o segundo Encontro Virtual do Sistema Estadual de Goiás de Bibliotecas Públicas – Ciclo I, com o tema: Bibliotecas Públicas: desafios e perspectivas.

A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico da Secult, e visa refletir sobre os cuidados e a segurança dos usuários e servidores das bibliotecas públicas, frente aos desafios impostos pela epidemia da Covid-19. A programação traz palestras e oficinas de conservação de documentos textuais, além de debate sobre acessibilidade.

O objeto do evento é trazer temas que possam ser pensados e aplicados no dia a dia dos profissionais que atuam nas bibliotecas públicas de Goiás. Além de contribuir com a formação desses servidores, a intenção é proporcionar uma melhor interação entre as instituições e os seus usuários, com o fornecimento de materiais informativos e orientação em atividades afins.

O primeiro ciclo desse encontro, que está sendo realizado mensalmente por profissionais da área, foi aberto no dia 13 de maio. Para esse segundo ciclo, será ministrada, via google meet, a oficina “Noções Básicas de Conservação de Documentos Textuais”, com Vitória Bandeira, graduada em Arte Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenadora do Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS), e conservadora de documentos fotográficos e textuais. A mediação será de Keith Valéria Tito, gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico da Secult.

O curso é gratuito, com emissão de certificado. Para participar basta acessar o link e ter a disposição documentos textuais encadernados ou avulsos que apresentem algum tipo de dano, como sujidades, partes faltantes, rasgos, fungo, grampo, cola. Esses materiais serão trabalhados na parte prática do curso.

O próximo encontro do ciclo terá como palestrante Maria Eunice Suares Barboza, coordenadora da Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, da Secult.

Para demais informações: (62) 3201-4653/[email protected][email protected].

Confira abaixo a programação:

10 e 11 de junho – 14h30 às 17h30

Oficina Noções Básicas de Conservação de Documentos Textuais.

Quinta-feira – 10/06

Teoria: História do papel. Causas de degradação do papel.

Sexta-feira – 11/06

Prática: Noções básicas de conservação de documentos textuais: higienização, acondicionamento e guarda.

Link de acesso: https://meet.google.com/sfp-fvyk-trz

Ministrante: Vitória Bandeira.

Mediação: Keith Valéria Tito. Gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico/Secult GO.

08 de julho – 14h30

Palestra: Bibliotecas públicas e acessibilidade para pessoas com deficiência visual

Ministrante: Maria Eunice Suares Barboza. Graduada em Biblioteconomia/ UFG. Coordenadora da Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo/ Secult GO.

Mediação: Nilva Belo de Morais. Pedagoga. Diretora de Livro e Leitura e Alexânia. Membro titular da Academia Aguaslindense de Letras – Aletras.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Olimpíada de Tóquio: COB apresenta uniformes oficiais do Time Brasil

UEG publica edital de concurso para contratação de 94 professores

Clima impacta segunda safra em Goiás

Caldas Novas adia Carnaval fora de época para maio