No Banner to display

domingo, 17 de outubro de 2021

domingo, 17 de outubro de 2021

Secult e UFG fazem parceria pela preservação dos museus

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) e o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás abrem, nesta segunda-feira (20), uma série de encontros virtuais voltados para a reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural.

Fachada do Museu Pedro Ludovico, em Goiânia (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) e o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG) abrem, nesta segunda-feira (20), uma série de encontros virtuais voltados para a reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural. A programação faz parte da 15ª Primavera dos Museus e será realizada em formato de aulas abertas e mesas redondas até o dia 23 de setembro, sempre às 19 horas, pelo canal do Museu Antropológico no YouTube. O evento marca o reinício da parceria histórica entre as duas instituições, que foram responsáveis pela formação e capacitação de profissionais e a construção de museus em Goiânia e no interior do Estado desde a década de 1980.

As atividades da semana integram uma ação continuada que tem o objetivo de fortalecer a preservação do patrimônio cultural salvaguardado nos museus do Estado de Goiás. A partir do tema “Convergências de Experiências e Conhecimentos: novos caminhos”, as duas instituições propõem o debate quanto a quem, o quê, quando, onde, por quê e como preservar.

A 15ª Primavera dos Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que convida instituições de todo o Brasil a oportunizarem reflexões e comunicações acerca dos papéis dos museus diante dos cenários sociais de mudança e ressignificação.

Além da programação conjunta, a Secult Goiás desenvolverá uma série de outras atividades dentro do roteiro da 15ª Primavera dos Museus, com atrações nos museus da Imagem e do Som, Zoroastro Artiaga, Pedro Ludovico, Museu Ferroviário, de Pires do Rio, Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás, e no Arquivo Histórico Estadual, disponibilizadas gratuitamente pelas redes sociais e pelo canal do YouTube da secretaria.

Programação conjunta entre a Secult e o Museu Antropológio

20/09 – das 19 às 21h

Aula aberta com a professora e Drª Maria Cristina Oliveira Bruno (MAE/USP) e convidados

21/09 – das 19 às 20h45

Mesa redonda com Tony Boita (Ibram), Simone Rosa (Museu Histórico de Jataí), Maria Tereza da Silva (FAV/CCUFG) e Mayara Monteiro (MA/UFG)

22/09 – das 19 às 21h

Mesa redonda com a Drª Margareth Souza (Iphan), Pedro Henrique Campos (Museu Pedro Ludovico) e Tatyana de Oliveira (MA/UFG)

23/09 – das 19 às 21h

Mesa redonda com Vitória Bandeira (MIS/GO), e Drª Mônica Carvalho (MA/UFG). Aula aberta com a professora e doutora Yaci-Ara Froner (EBA-UFMG)

Localyoutube.com/MuseuAntropologicoUFG

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Expresso Balcão capacita servidores de 12 municípios

Polícia Penal registra aumento de apreensões de K4, conhecida como supermaconha

Caiado anuncia isenção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas com salário de até R$ 3 mil e redução da cobrança para os que recebem acima desse valor

Operação integrada apreende 200 kg de cloridrato de cocaína