No Banner to display

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Sead encerra I Seminário de Compras Governamentais com mais de 1.300 inscritos

A Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, realizou entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, o seu I Seminário de Compras Governamentais do Estado de Goiás.

Secretário da Sead destaca que a administração estadual tem tomado desde o início da gestão para organizar e desburocratizar as contas públicas, promovendo mais transparência e lisura aos processos (Foto: Sead)

A Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, realizou entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, o seu I Seminário de Compras Governamentais do Estado de Goiás. O evento remoto contou com mais de 1.300 inscritos. Em pauta, estiveram discussões sobre a Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas, principalmente, mas também debates sobre gestão de contratos, controle e fiscalização, precificação, entre outros. O secretário Bruno D’Abadia avaliou que a ação foi de grande importância para identificar a realidade que cada servidor que atua na área almeja para o setor de compras públicas.

A abertura do evento teve a participação de D’Abadia, que detalhou os caminhos que a administração estadual tem tomado desde o início da gestão para organizar e desburocratizar as contas públicas, promovendo mais transparência e lisura aos processos. Na mesma ocasião, o superintendente da Central de Compras e Logística da Sead,  Ândrei de Paula, reforçou o andamento da transformação da área em Goiás, prometendo o lançamento de um novo Portal de Compras em breve, para facilitar a ação dos servidores que trabalham diretamente nas contratações públicas.

O painel de abertura, sobre a Nova Lei de Licitações, a Lei Nº  14.133/21, teve apresentação conjunta do doutorando da Universidade de Brasília (UnB) Victor Amorim, da Comissão Permanente de Minutas-Padrão de Editais de Licitação do Senado Federal, e de José Augusto Carneiro, instrutor da Escola de Governo. Amorim defendeu a necessidade de profissionalização do agente público envolvido com os processos de aquisições. “É algo que  a Escola de Governo do Estado de Goiás já começou há muito tempo e está intensificando hoje (com a realização do seminário)”, enfatizou ele.

Palestrante do segundo dia do encontro, a doutora Márcia Walquíria Batista dos Santos, do Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública (IBEGESP), também enalteceu o trabalho de formação desenvolvido por aqui. “A grande vantagem de vocês, em Goiás, é terem uma Escola de Governo respeitabilíssima. Isso é algo que a administração tem que ter. Vocês já estão um passo à frente por terem pessoas qualificadas e uma legislação que estabelece que a gestão tem que se dar por competência”, avaliou.   A programação ainda contou com a participação do chefe do Serviço de Fiscalização de Licitações e Contratações Diretas do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Rodrigo Cruvinel Freitas, que destacou os avanços nos processos de licitações nos últimos anos e sugestões para o novo caminho a partir da nova lei. O último dia de evento teve a realização do painel sobre “Precificação e Registro de Preços”, com apresentação das instrutoras da Escola de Governo Tainah Abintes e Taís Musse. O superintendente  Ândrei Oliveira de Paula encerrou o evento apresentando os avanços e perspectivas da Central de Compras.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Prefeitura de Caldas Novas inaugura Casa de Apoio em Goiânia

Fazemos uma gestão focada nas pessoas”, diz prefeita de Rio Quente ao inaugurar Posto Avançado do Poder Judiciário

Governo de Goiás abre inscrições para projeto Contrapartida Cultural-FCO

ProGoiás, novo incentivo fiscal do Governo do Estado, atrai 144 empresas