Dentre as matérias já constantes da pauta de votações, destaque para proposta de autoria do deputado Lucas Calil (MDB) e protocolada na Casa sob nº 8122/21. O texto deverá ser avaliado pelos parlamentares em votação única em Plenário, e visa apresentar, à Câmara dos Deputados, uma PEC que revisa a repartição de competências da Federação, atribuindo aos estados maior autonomia regulatória.
De acordo com o projeto, a lei poderá autorizar os estados e o Distrito Federal a legislar sobre as matérias relacionadas ao Direito Civil, Comercial, Penal, Processual e Agrário. Um dos objetivos dessa emenda é reduzir as competências da União e ao mesmo tempo aumentar a autonomia legislativa dos estados. Dessa forma, tenta-se rever o pacto federativo, respeitando as disparidades regionais e democratizando as competências legislativas.
Lucas Calil acredita que, com a aprovação da emenda, o Parlamento goiano poderá legislar mais próximo à realidade do povo.
Moda goiana
Os deputados também podem apreciar, este em primeira fase de votação, o projeto nº 7124/21, assinado pelo deputado Chico KGL (UB), o qual altera a Lei n° 21.051, de 15 de julho de 2021, que inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Semana da Moda, denominada “Goiás Fashion Week”.
A proposta é para que a lei em questão seja aperfeiçoada em dois pontos. O primeiro, para que o evento passe a se chamar “Goiás Fashion Business”. De acordo com a justificativa, a alteração se dá pelo fato de a nomenclatura “Fashion Week” se tratar de uma marca registrada.
O segundo ponto de adequação, conforme justificativa da matéria, está relacionado à data de realização do evento. Pela lei original, consta que as comemorações são realizadas na terceira semana do mês de agosto, na Capital goiana. Entretanto, a proposta é para que sejam realizadas na segunda quinzena de setembro e em qualquer município goiano.
Para se tornar lei, o projeto precisa receber o aval das comissões da Casa, ser aprovada em dois turnos em Plenário e, posteriormente, receber a sanção do governador.
Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta quarta-feira, 6, consulte a pauta prévia.
Sessões ordinárias
As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.
Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.