No Banner to display

domingo, 14 de agosto de 2022

domingo, 14 de agosto de 2022

No Banner to display

Procon alerta sobre o golpe do Pix Agendado

O objetivo dos golpistas é induzir a vítima a transferir o dinheiro na hora e, para isso, argumentam para convencê-la que alguém precisa muito, e urgentemente, daquele recurso.

O objetivo dos golpistas é induzir a vítima a transferir o dinheiro na hora e, para isso, argumentam para convencê-la que alguém precisa muito, e urgentemente, daquele recurso. Caso a vítima “devolva” o valor do Pix Agendado, o golpista cancela a transação e fica com o dinheiro

O Pix já se popularizou no Brasil como modalidade de transação financeira pela série de vantagens que oferece: transferências bancárias feitas instantaneamente, durante qualquer dia e horário da semana, sem a cobrança de taxas.
No entanto, por mais que seja considerado um método seguro pelo Banco Central, com a necessidade da comprovação de identidade para usar como chave, o Procon Goiás alerta: criminosos estão cada vez mais utilizando essa ‘novidade’ para fraudar o sistema e fazer vítimas. É preciso redobrar a atenção.

Na mais nova modalidade de golpe, os criminosos simulam um agendamento em uma data futura pelo Pix e tentam convencer a vítima de que a transferência foi feita por engano, para que ela faça a suposta devolução de imediato. Pessoas que não têm conhecimento da tecnologia acabam caindo no golpe, ao verem a notificação do banco pelo celular.

O objetivo dos golpistas é induzir a vítima a transferir o dinheiro na hora e, para isso, argumentam para convencê-la que alguém precisa muito, e urgentemente, daquele recurso. Caso a vítima “devolva” o valor do Pix Agendado, o golpista cancela a transação e fica com o dinheiro.

O que fazer se cair no golpe

O Procon Goiás alerta os consumidores sobre os supostos agendamentos do Pix. Caso o consumidor seja vítima desse tipo de golpe, por se tratar de um crime, deve-se procurar uma delegacia para registrar a ocorrência. O recomendado é reunir todas as informações sobre o golpista, seja o ‘print’ do comprovante do Pix Agendado ou o número do telefone pelo qual ele entrou em contato.

A vítima também pode entrar em contato com a instituição financeira para buscar outras alternativas.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Publicações em Alta

Em Porangatu, Caiado anuncia ampliação do Projeto da Cerveja de Mandioca e pequenos agricultores do município podem vender produção para Ambev

Operação Fogo Amigo: Economia estima desvio de R$ 2 milhões em ICMS

Caiado anuncia que GO-118, em Alto Paraíso, deve ser liberada parcialmente até sexta-feira (07/01)

Em três anos, Governo de Goiás reduz em 94% o número de foragidos no sistema penitenciário