quarta-feira, 25 de maio de 2022

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Prefeitura de Caldas Novas cria força-tarefa para enfrentar casos de dengue na cidade

A Prefeitura de Caldas Novas, por determinação do prefeito Kleber Marra, que decretou estado de emergência em saúde pública no município, criou uma força-tarefa para enfrentar o aumento abrupto de casos de dengue no município.

A decisão foi tomada em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 20, com a presença de representantes de diversas secretarias e de membros do Comitê de Enfrentamento à Dengue, criado pela Secretaria de Saúde (SMS).

As ações da força-tarefa serão coordenadas pelo Departamento de Endemias, com apoio de vários órgãos. Na oportunidade, ficou deliberada, a contratação – em caráter emergencial – de novos agentes de endemias e de maquinário para a limpeza e roçagem em toda extensão do município.

Entre as ações discutidas, estão ainda, a realização de um dia D de combate ao mosquito da dengue, com orientação aos moradores, remoção de criadouros dos mosquitos e busca ativa de casos suspeitos da doença, além de mutirões de limpeza onde a população poderá fazer o descarte de resíduos que não podem ser recolhidos pelas coletas domiciliares, contribuindo para eliminar os focos irregulares de lixo na cidade.

O objetivo é fazer uma varredura nos locais com possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Serão vistoriados domicílios e terrenos privados, com atenção aos pontos onde há água parada: “A Prefeitura vai fazer o seu dever de casa, mas o cidadão também precisa fazer o seu papel”, destacou a diretora de Endemias, Marla Marques.

O atendimento na saúde também terá mudanças. Além do remanejamento de profissionais das Unidades Básicas para os hospitais e a contratação de mais médicos, onHospital de Retaguarda passa a atender casos de suspeita de dengue das 7h à meia noite, a partir do dia 02/05. O Hospital Municipal ‘André Ala Filho’ seguirá aberto 24 horas para atendimento de crianças e de gestantes.

A força-tarefa tem envolvimento efetivo das secretarias de Saúde (Departamento de Endemias, Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica); Desenvolvimento Urbano, Demae, Fazenda e Gestão, Procuradoria, Educação e Comunicação.

Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Caldas Novas

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Publicações em Alta

Caiado apresenta projeto de fomento e incubação de cooperativas sociais

UEG retoma aulas presenciais na segunda-feira (11)

Caiado participa da abertura do 2º Congresso Brasileiro de Direito Religioso

Vacinação de Pessoas Acima de 60 Anos Deve Terminar Em Abril, Afirma Caiado