sábado, 28 de maio de 2022

sábado, 28 de maio de 2022

Pesquisadores divulgam resultados sobre o enfrentamento à Covid-19 em Goiás

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realiza nos próximos dias 8 e 9, das 8h30 às 12 horas, o evento A ciência no enfrentamento à Covid-19 em Goiás

Das 14 pesquisas, 13 foram selecionadas pela chamada emergencial lançada pela Fapeg e uma foi fruto de replanejamento, para responder às demandas da pandemia (Foto: Divulgação)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realiza nos próximos dias 8 e 9, das 8h30 às 12 horas, o evento A ciência no enfrentamento à Covid-19 em Goiás: resultados de pesquisas, em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e ao Dia do Pesquisador Científico (8 de julho). O evento faz parte das ações em comemoração aos 15 anos da Fundação e será transmitido pelo canal oficial da Fapeg no Youtube, com abertura oficial pelo presidente da Fapeg, Robson Vieira.

A proposta da Fapeg, como órgão estadual de fomento às atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, é dar visibilidade aos 14 trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores que puderam contribuir para o enfrentamento e redução dos impactos da pandemia de Covid-19 em Goiás. Das 14 pesquisas, 13 foram selecionadas pela chamada emergencial lançada pela Fapeg e uma foi fruto de replanejamento, para responder às demandas da pandemia.

https://www.youtube.com/channel/UCbD39zQKmKCBvdY02-4DT3w

Os pesquisadores coordenadores dos trabalhos, ou seus representantes, apresentarão para a sociedade os objetivos e os resultados alcançados pelas pesquisas em resposta aos desafios que surgiram no dia a dia da pandemia. Eles vão falar, ainda, sobre o apoio financeiro que receberam para a execução dos trabalhos.

Os primeiros casos do novo coronavírus em Goiás foram registrados no dia 12 de março de 2020. Em menos de um mês após, o governo estadual, por meio da Fapeg, lançou a convocação emergencial. A ideia era correr contra o tempo, facilitar e organizar o direcionamento de esforços e dos recursos financeiros para a viabilização de ações estratégicas para o combate à pandemia. A ação contou com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Secretaria estadual da Saúde.

As pesquisas receberam investimento total de cerca de R$ 1,2 milhão. A convocação foi aberta entre os dias 6 e 19 de abril e contou com 72 projetos submetidos por meio de formulários. As propostas foram avaliadas inicialmente por um comitê científico instituído pela Fapeg que considerou os critérios de inovação, parcerias propostas, alcance da pesquisa e mérito científico. Em um segundo momento, os projetos recomendados pelo comitê científico foram validados pela Secretaria Estadual da Saúde para que fossem selecionados aqueles que atendessem às necessidades de Goiás. Por fim, os projetos aprovados passaram por um processo de adequação orçamentária para ajustarem ao orçamento destinado à convocação.

No dia 8 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. A primeira data foi sancionada em 2001, pela Lei nº 10.221; e a segunda, em 2008, através da Lei nº 11.807. Ambas homenageiam o dia da fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. Desde então, esta entidade se tornou um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o país. A data tem como objetivo evidenciar a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar o saber científico para a sociedade.

Serviço:
Evento: 
“A ciência no enfrentamento à Covid-19 em Goiás: Resultados de pesquisa”
Data: dias 8 e 9 de julho
Horário: Das 8h30 às 12 horas
Canal: Youtube Fapeg

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás- FAPEG

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Publicações em Alta

Caiado participa da abertura do 2º Congresso Brasileiro de Direito Religioso

Vacinação de Pessoas Acima de 60 Anos Deve Terminar Em Abril, Afirma Caiado

Governador Ronaldo Caiado inicia entrega de 250 mil cestas básicas, em Goiânia, e cumpre agenda em Mara Rosa, nesta sexta-feira (17/09)

Pela primeira vez, Emater recebe Assembleia Geral da Asbraer no Complexo de Inovação Rural