No Banner to display

terça-feira, 8 de outubro de 2024

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Pela primeira vez, Goiás lidera duas instituições do turismo nacional

Os dois principais órgãos que agregam autoridades públicas do setor de turismo no país passam a ser comandados por dirigentes de Goiás.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, comanda o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). A secretária de turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal, assumiu a presidência da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). (Foto: Goiás Turismo)

A secretária de turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal, assumiu, na quinta-feira (02/05), a presidência da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). Já o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, comanda o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

Vanessa Leal estava na vice-presidência da instituição e foi empossada no lugar da ex-secretária de turismo de Recife (PE), Cacau de Paula. A diretoria foi eleita para o biênio 2021/2023. Na vice-presidência da Anseditur, assumiu a secretária de turismo de Curitiba (PR), Tatiana Turra. O colegiado representa os destinos turísticos brasileiros e tem a missão de fortalecer as relações dos municípios com os governos estaduais e federal.

Para Vanessa, que é turismóloga, comandar a associação nacional será um desafio. “Aceito com muita honra e dedicação. Não poderia deixar de mencionar minha gratidão ao prefeito Nivaldo Melo e à Prefeitura de Pirenópolis pela confiança e por me apoiar”, afirmou. A cidade histórica de Pirenópolis, distante 130 quilômetros de Goiânia, é um dos principais destinos turísticos de Goiás.

Fornatur

O Fornatur é responsável por deliberar sobre os temas importantes do Turismo brasileiro, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais. O colegiado atua como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo, na preparação e na implementação do Plano Nacional de Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do setor. Fabrício Amaral foi eleito, por unanimidade, e assumiu em dezembro do ano passado, e deve permanecer no cargo até 2023.

Para Fabrício Amaral, liderar as duas instituições é de grande importância para Goiás. Segundo ele, as principais pautas de políticas públicas do setor passam pelas duas instituições, como a cadeira no Conselho Nacional de Turismo, aprovação de fundos de crédito, direcionamento da aviação civil, regionalização, entre outros. “Goiás, com muita competência e de forma inédita, tem a oportunidade de dar o tom das políticas nacionais no turismo brasileiro”, completou.

Publicações em Alta

Empresário sofre descarga elétrica e fica em estado grave em Caldas Novas

Kleber Marra lança obra de repavimentação no Setor Terezinha Palmerston

Goiás conquista 71 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Em Mineiros, Caiado inaugura pavimentação de trechos das GOs 306 e 341