No Banner to display

quarta-feira, 29 de maio de 2024

quarta-feira, 29 de maio de 2024

No Banner to display

Parceria da TBC e TV Cultura traz documentário sobre JK para Goiânia

Será lançado nesta quinta-feira (18), em Goiânia, o documentário JK, o Reinventor do Brasil, produzido pela TV Cultura de São Paulo e idealizado pelo diretor de rede da emissora Flávio Chateaubriand Borba.

 

A exibição especial para convidados, em formato de longa-metragem, será às 18 horas no CineX do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), um evento com parceria do Sesc Goiás.

A TV Brasil Central também vai exibir os episódios do documentário sobre JK nos dias 20 e 27 de abril, às 22h30. A iniciativa é o resultado da parceira entre a TV Brasil Central (ABC) e a TV Cultura, sendo que a emissora goiana que integra a Agência Brasil Central (ABC) é a retransmissora exclusiva do sinal da Rede Cultura em todo o estado de Goiás. A cooperação entre ambas foi renovada por mais cinco anos em março último.

O presidente da ABC, Reginaldo Júnior, ressalta que o lançamento do documentário sobre o JK foi marcado para data próxima a 21 de abril, que marca o aniversário de 64 anos da inauguração de Brasília. “Para nós, é uma honra a vinda desse evento para Goiânia e para Goiás”, afirma. Ele reforça a importância da parceria entre a Brasil Central e a TV Cultura, ao lembrar que a transmissão dos jogos da final do Campeonato Goiano de Futebol deste ano em rede nacional estreitou ainda mais os laços de cooperação entre as emissoras.

Foi em Goiás

O diretor-geral do documentário, Fábio Chateaubriand Borba, comenta que foi em Goiás que JK realizou o primeiro comício de sua campanha presidencial, a nova capital foi demarcada e Juscelino ocupou o cargo de senador da República. “Através da parceria entre a TV Cultura e sua afiliada TV Brasil Central, exibiremos em primeira mão o longa-metragem dessa produção, que muito nos orgulha”, afirma. A produção faz parte de um grande projeto da emissora, que ainda inclui o lançamento, em breve, de uma fotobiografia sobre o presidente Juscelino Kubitschek.

JK, o Reinventor do Brasil é um documentário pop, em ritmo de podcast, que narra a história de Juscelino Kubitschek, o 21º presidente do Brasil que exerceu o mandato entre 1956 e 1961. Ele foi o responsável pela construção de Brasília, cuja instalação no Planalto Central contribuiu para acelerar o desenvolvimento da Região Centro-Oeste e a interiorização do Brasil. Jarbas Agnelli assina a direção e o roteiro é de Fernando Rodrigues (Veja ficha técnica completa abaixo).

Menino pobre, nascido em Diamantina (MG), JK se formou em medicina na década de 1930, foi eleito prefeito de Belo Horizonte e governador de Minas Gerais. Como presidente, construiu no coração do País a primeira cidade modernista do mundo, abriu estradas, industrializou o País e criou um clima de otimismo na vida nacional. JK só não foi reeleito em 1965 porque um golpe militar deu fim à democracia brasileira na época. O ex-presidente morreu em 1976, vítima de um acidente rodoviário em circunstâncias não esclarecidas. Mas deixou um legado para o País e para Goiás: a nova capital federal.

Ficha técnica – Documentário JK, o Reinventor do Brasil

Produção Executiva: Fabio Luis Borba
Roteiro: Fernando Rodrigues
Produção: Ulisses Agnelli, Fernando Asprino Neto, Bruno Morita
Câmera: Matheus Spuch Agnelli
Assistente: Sergio Henrique Moderno
Trilha Sonora: Ruriá Duprat, Gabriel Whitaker Agnelli, Jarbas Agnelli
Direção: Jarbas Agnelli
Gênero: Documentário
País: Brasil
Ano: 2023
Minutagem: 1h30
Classificação Indicativa: Livre

ABC Digital com informações da TV Cultura

Publicações em Alta

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Vereador Everton Jamal leva projeto “Gabinete Itinerante” aos bairros de Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos

Para acabar com modelo atual da área azul, Kleber Marra abre novo processo administrativo contra empresa responsável