No Banner to display

segunda-feira, 22 de abril de 2024

segunda-feira, 22 de abril de 2024

No Banner to display

OVG completa 76 anos com maior número anual de atendimentos

Considerada uma das maiores instituições sociais do Brasil, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) completa 76 anos com a marca de quase 6 milhões de atendimentos realizados por ano em todos os 246 municípios goianos.

Desde que foi fundada, em 1947, esse é o maior número de atendimentos da história da instituição (Foto: Foto: Aline Cabral)

Desde que foi fundada, em 1947, esse é o maior número de atendimentos da história da instituição, que atende crianças, jovens, idosos, gestantes e famílias inteiras em situação vulnerabilidade social.

ATENDIMENTOS

Os atendimentos são fruto de um investimento de mais de R$1,1 bilhão por parte do Governo de Goiás, desde 2019. Este montante se traduz em mais de 20 milhões de atendimentos sociais nos quase cinco anos desta gestão.

A presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca que nos últimos anos a Organização contou com investimento recorde do Governo de Goiás para que este trabalho chegasse a ainda mais pessoas.

“Se hoje a OVG é reconhecida como uma das maiores e mais importantes instituições sociais do Brasil, se deve ao cuidado e à preocupação que o governo tem com a área social. Como o governador Ronaldo Caiado sempre diz, o cargo público não nos credencia a outra coisa que não seja servir ao cidadão, por isso temos o compromisso de levar dignidade e qualidade de vida a quem mais precisa”.

PROGRAMAS

Entre as iniciativas desenvolvidas pela OVG, em parceira com o Goiás Social, há a oferta de bolsas de estudo para o ensino superior, com o Programa Universitário do Bem (ProBem); a doação de alimentos in natura, no Banco de Alimentos e do Mix do Bem e das frutas desidratadas, pelo Programa NutreBem e ainda o fornecimento de refeições a um valor simbólico de R$ 2 nas 14 unidades do Restaurante do Bem.

A OVG ainda faz a acolhida a idosos, nos Centros Vila Vida e Sagrada Família e Espaços Bem Viver I e II; o atendimento a adolescentes e jovens, no Centro da Juventude Tecendo o Futuro, e a gestantes, no Programa Meninas de Luz; a acolhida a pacientes e acompanhantes do interior do estado em tratamento de saúde na capital, na Casa do Interior de Goiás (Cigo); o atendimento a devotos nos Centros de Apoio ao Romeiro de Trindade e Muquém; e a distribuição de brinquedos do Natal do Bem, que também proporciona uma grande festa natalina com entrada gratuita no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Maria Eduarda
Maria Eduarda é bolsista integral do ProBem e viu nas ações do Goiás Social, por meio da OVG, a chance de realizar seus sonhos

Beneficiada com bolsa integral pelo Programa Universitário do Bem, Maria Eduarda Pereira Rosa, de 18 anos, é estudante de Biomedicina e disse que as ações da OVG a ajudaram a superar a fase mais difícil da sua vida: a perda da mãe para a Covid-19.

“Eu projetava um futuro promissor para mim e para a minha mãe. Mas, em 2020, a Covid levou meu maior referencial de vida. Quando a perdi, cheguei a pensar que não conseguiria mais realizar meus sonhos, mas com a ajuda da OVG, pude dar a volta por cima e me tornei bolsista integral do ProBem. O Goiás Social fez com que eu me encontrasse novamente. Esse é um trabalho que muda as nossas vidas ”, afirmou a estudante.

OVG EM NÚMEROS

Desde 2019, a OVG realizou mais de 20 milhões de atendimentos em todo o estado. Neste período, serviu 15 milhões de refeições; doou 343 mil marmitas a pessoas em situação de rua e refugiados venezuelanos; beneficiou 40 mil estudantes do ensino superior; mobilizou e ofereceu formação a 12,4 mil voluntários para ações humanitárias e acolheu 16 mil pacientes e acompanhantes em tratamento de saúde em Goiânia. Na época mais fria do ano, doou mais de 200 mil cobertores e, no Natal, 2,1 milhões de brinquedos.

A entidade também distribuiu 5,4 mil toneladas de alimentos in natura, doou 3,8 milhões de refeições do Mix do Bem e assistiu uma média de 1,6 mil idosos e 607 jovens em suas unidades, além de atender, por ano, cerca de 350 mil romeiros.

A OVG ainda foi responsável por distribuir donativos, como cadeiras de rodas, muletas, bengalas, colchões especiais, fraldas descartáveis geriátricas e infantis, absorventes íntimos, malha compressiva para vítimas de queimaduras, filtros de barro para água, kits de enxoval para bebê, entre outros, além de levar o atendimento presencial a 85 municípios com a unidade itinerante OVG Perto de Você.

“A OVG é a prova de que com seriedade, dedicação, honestidade e muito trabalho, conseguimos resultados nunca vistos em nosso Estado. É por isso que hoje temos o maior programa social do país e somos referência por onde passamos. Com muita alegria, fazemos parte do estado que dá certo”, destaca Gracinha Caiado.

 

Organização das Voluntárias de Goiás – Governo de Goiás

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Goiás libera vacina para toda a população no ‘Dia D’ contra influenza

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos