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domingo, 14 de agosto de 2022

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Ouvidoria da Sead alcança 1º lugar em resolutividade em ranking da CGE

O relatório de gestão da Ouvidoria da Secretaria da Administração (Sead) aponta que no primeiro semestre de 2021, a área alcançou o 1º lugar em resolutividade no ranking da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

A média de espera caiu para 11 dias, no primeiro semestre, e para 10 dias, nos últimos seis meses do ano de 2020. Neste primeiro semestre de 2021, o tempo médio de atendimento teve a redução para oito dias (Foto: Divulgação)

O relatório de gestão da Ouvidoria da Secretaria da Administração (Sead) aponta que no primeiro semestre de 2021, a área alcançou o 1º lugar em resolutividade no ranking da Controladoria-Geral do Estado (CGE). Nesse período, 100% das manifestações recebidas foram respondidas adequadamente, em conformidade com as regras estabelecidas pela CGE.

Pelo terceiro semestre consecutivo, a ouvidoria também alcançou a marca de 100% das manifestações respondidas dentro do prazo legal, com percentual de resolutividade dos casos superior a 70% no primeiro semestre deste ano. A nota média de recomendação dos usuários atendidos, em uma escala que varia de 0 a 10, foi de 8,3.

Foram registrados grandes avanços na Ouvidoria da Sead nos últimos anos. No primeiro ano da atual gestão, em 2019, o percentual de manifestações respondidas em atraso correspondia a 3,4% e a média de espera para a tratativa dos casos era de 13 dias. No ano anterior, em 2018, o tempo de espera era de 27 dias, com percentual de atraso que correspondia a 39%.

No ano de 2020, a Ouvidoria atingiu o patamar de 100% das manifestações respondidas dentro do prazo legal. A média de espera caiu para 11 dias, no primeiro semestre, e para 10 dias, nos últimos seis meses do ano. Neste primeiro semestre de 2021, o tempo médio de atendimento teve a redução para oito dias. Com melhores atendimentos, qualidade das respostas e diminuição do tempo de resolução dos casos, consequentemente, os cidadãos aumentam sua satisfação com a Ouvidoria ao terem suas demandas atendidas.

Tais resultados e avanços dos últimos anos, reiteram o compromisso da atual gestão com a transparência e as melhorias contínuas para a otimização dos serviços estaduais ofertados aos cidadãos. Afinal, a função da Ouvidoria é garantir que a população tenha espaço de participação e atuação no controle social em relação às políticas e aos serviços públicos prestados pela secretaria.

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