No Banner to display

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Orquestra, Dança e Teatro do Basileu França apresentam “A História do Soldado”

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, juntamente com a área de Dança e Teatro da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, promovem, no dia 10 de junho, às 20 horas, o concerto-espetáculo “A História do Soldado”.

A História do Soldado é um espetáculo cênico-musical composto pelo compositor russo Igor Stravinsky, em 1917, mas que foi lançado pela primeira vez em 1918, no período pós Primeira Guerra Mundial (Arte: Sedi)

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), juntamente com a área de Dança e Teatro da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, promovem, no dia 10 de junho, às 20 horas, o concerto-espetáculo “A História do Soldado”. O evento online será apresentado diretamente do Teatro Goiânia, sem a presença de plateia, e transmitido ao vivo pelo canal youtube.com/user/orquestrajovemgoias.

A direção musical será do maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliel Ferreira. Já a direção cênica será do ator, diretor e professor Hélio Fróes. Participam também, além dos músicos da Orquestra, os alunos do Corpo Cênico Basileu França, Adan Sousa, como narrador; Vinícius Morais, que interpretará o soldado; e Rafael Freitas, que atuará como diabo. A bailarina do Balé do Teatro Escola Basileu França, Nathália Nascimento, interpretará a princesa.

“A História do Soldado” é um espetáculo cênico-musical composto pelo compositor russo Igor Stravinsky, em 1917, mas que foi lançado pela primeira vez em 1918, no período pós Primeira Guerra Mundial. A peça foi composta a partir do texto do escritor suíço Charles-Ferdinand Ramuz, baseado em contos populares russos, selecionados por Alexander Afanássiev.

De acordo com Eliel Ferreira, este é um espetáculo que o próprio Stravinsky afirmou ter sido feito para tocar, encenar e dançar. “Está sendo uma produção muito bacana. É uma peça do repertório extremamente difícil e está sendo um desafio para mim e para os músicos, mas os meninos estão se saindo maravilhosamente bem”, comenta.

A peça busca expressar o que o ser humano é capaz de fazer por conta de seus desejos, vaidades e sede de poder, por meio da história de um soldado que vende sua alma ao diabo, simbolizada pelo único bem de valor que o protagonista possui: seu violino. Os instrumentos utilizados representam as personagens que fazem parte da história.

Eliel Ferreira comenta que esta será a primeira vez que a OSJG e as áreas de Dança e Teatro do Basileu França apresentarão o concerto-espetáculo. Também será a estreia da peça na cidade de Goiânia (GO).

“Neste ano comemora-se 50 anos da morte do grande compositor russo (Stravinsky), que teve uma influência enorme na música do século 20 e do século 21. A experiência está sendo a mais enriquecedora possível. É um prazer trabalhar com esses músicos, atores e dançarina talentosos. Poder realizar um desafio desse porte, que grandes orquestras e teatros do mundo realizam, em um teatro-escola, que é o Basileu França, utilizando talentos apenas da Escola, é uma alegria muito grande e mostra o talento e a seriedade que os professores e os alunos trabalham na instituição”, relata.

Serviço:

Orquestra, Dança e Teatro do Basileu França apresentam o espetáculo “A História do Soldado”

Data: 10 de junho

Horário: 20 horas

Local: youtube.com/user/orquestrajovemgoias

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Últimas notícias

Em dia histórico, Governo do Estado assume gestão e regulação dos hospitais próprios, em Goiânia

Governador Ronaldo Caiado inicia entrega de 250 mil cestas básicas, em Goiânia, e cumpre agenda em Mara Rosa, nesta sexta-feira (17/09)

Em Montes Claros de Goiás, Caiado participa, ao lado do ministro da Infraestrutura, de entrega da restauração da BR-070

Caldas Novas vacina adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente e aplica terceira dose em idosos