sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Orquestra, Dança e Teatro do Basileu França apresentam “A História do Soldado”

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, juntamente com a área de Dança e Teatro da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, promovem, no dia 10 de junho, às 20 horas, o concerto-espetáculo “A História do Soldado”.

A História do Soldado é um espetáculo cênico-musical composto pelo compositor russo Igor Stravinsky, em 1917, mas que foi lançado pela primeira vez em 1918, no período pós Primeira Guerra Mundial (Arte: Sedi)

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), juntamente com a área de Dança e Teatro da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, promovem, no dia 10 de junho, às 20 horas, o concerto-espetáculo “A História do Soldado”. O evento online será apresentado diretamente do Teatro Goiânia, sem a presença de plateia, e transmitido ao vivo pelo canal youtube.com/user/orquestrajovemgoias.

A direção musical será do maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliel Ferreira. Já a direção cênica será do ator, diretor e professor Hélio Fróes. Participam também, além dos músicos da Orquestra, os alunos do Corpo Cênico Basileu França, Adan Sousa, como narrador; Vinícius Morais, que interpretará o soldado; e Rafael Freitas, que atuará como diabo. A bailarina do Balé do Teatro Escola Basileu França, Nathália Nascimento, interpretará a princesa.

“A História do Soldado” é um espetáculo cênico-musical composto pelo compositor russo Igor Stravinsky, em 1917, mas que foi lançado pela primeira vez em 1918, no período pós Primeira Guerra Mundial. A peça foi composta a partir do texto do escritor suíço Charles-Ferdinand Ramuz, baseado em contos populares russos, selecionados por Alexander Afanássiev.

De acordo com Eliel Ferreira, este é um espetáculo que o próprio Stravinsky afirmou ter sido feito para tocar, encenar e dançar. “Está sendo uma produção muito bacana. É uma peça do repertório extremamente difícil e está sendo um desafio para mim e para os músicos, mas os meninos estão se saindo maravilhosamente bem”, comenta.

A peça busca expressar o que o ser humano é capaz de fazer por conta de seus desejos, vaidades e sede de poder, por meio da história de um soldado que vende sua alma ao diabo, simbolizada pelo único bem de valor que o protagonista possui: seu violino. Os instrumentos utilizados representam as personagens que fazem parte da história.

Eliel Ferreira comenta que esta será a primeira vez que a OSJG e as áreas de Dança e Teatro do Basileu França apresentarão o concerto-espetáculo. Também será a estreia da peça na cidade de Goiânia (GO).

“Neste ano comemora-se 50 anos da morte do grande compositor russo (Stravinsky), que teve uma influência enorme na música do século 20 e do século 21. A experiência está sendo a mais enriquecedora possível. É um prazer trabalhar com esses músicos, atores e dançarina talentosos. Poder realizar um desafio desse porte, que grandes orquestras e teatros do mundo realizam, em um teatro-escola, que é o Basileu França, utilizando talentos apenas da Escola, é uma alegria muito grande e mostra o talento e a seriedade que os professores e os alunos trabalham na instituição”, relata.

Serviço:

Orquestra, Dança e Teatro do Basileu França apresentam o espetáculo “A História do Soldado”

Data: 10 de junho

Horário: 20 horas

Local: youtube.com/user/orquestrajovemgoias

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Olimpíada de Tóquio: COB apresenta uniformes oficiais do Time Brasil

UEG publica edital de concurso para contratação de 94 professores

Clima impacta segunda safra em Goiás

Caldas Novas adia Carnaval fora de época para maio