quarta-feira, 25 de maio de 2022

quarta-feira, 25 de maio de 2022

“Nenhum outro setor compete com confecção na capacidade de gerar empregos”, destaca governador ao lançar programa Cinturão da Moda

Com foco na geração de 100 mil postos de trabalho em 30 municípios e no fortalecimento econômico, iniciativa tem como plano fazer de Goiás o líder nacional da produção de moda.

Governador Ronaldo Caiado lança Cinturão da Moda, programa que vai capacitar mão de obra, gerar empregos e fortalecer a vocação goiana para confecção: “Setor é o primeiro lugar na capacidade de responder com rapidez à recuperação da renda, dignidade e cidadania”

O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta quarta-feira (9/2), o Cinturão da Moda. O programa tem como objetivo movimentar a economia goiana a partir da geração de cerca de 100 mil novos postos de trabalho em 30 municípios do Estado na indústria da moda, fazendo uma conexão com o polo da Região da 44, em Goiânia, para suprir a demanda por mão de obra. “Não enxergo nenhum outro setor que compete com a confecção na capacidade de gerar empregos”, assegurou Caiado.

O programa nasce com a meta de elevar Goiás à liderança nacional na produção de moda, ultrapassando São Paulo. “Para mim, o setor é o primeiro lugar na capacidade de responder com rapidez à recuperação da renda, dignidade e cidadania. Sou entusiasta e vejo como o grande mote da retomada no Estado”, completou o governador durante o evento que reuniu 42 prefeitos e representantes de mais de 100 municípios.

A partir de parcerias do Estado junto a prefeituras, setor empresarial e entidades, pretende-se estabelecer uma logística para capacitar costureiros (as) nos municípios, quando necessário, e aplicar a mão de obra na criação de produtos comercializados na Região da 44, que acabou afetada no período mais crítico da pandemia da Covid-19. Também prevê abertura de cooperativas e construção de galpões regionais para o desenvolvimento das atividades.

Na primeira etapa, o Cinturão da Moda funciona como um piloto em Acreúna, Bela Vista de Goiás, Cristianópolis e Ipameri, mas ampliará o raio de atuação. “É um projeto factível, que vai captar mão de obra em 30 cidades que estão a 150 quilômetros de Goiânia”, explicou o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna, pasta que responde pela iniciativa. Para o titular, a ação tem potencial de incentivar a abertura de polos de moda regionais, a exemplo da estrutura que Goiânia possui. “As confecções vão interiorizar”.

Com faturamento estimado em R$ 8 bilhões por ano, a Região da 44 pelo quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás. Atualmente, tem mais de 16 mil pontos de venda e segue em crescimento, fato que explica a expansão da busca por mão de obra qualificada. O presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER 44), Chrystiano Câmara, agradeceu o engajamento de Caiado na elaboração do programa. “Estávamos carentes aqui nessa região”, revelou ao chamar o governador de “mestre e guia”.

“O primeiro passo foi muito bem dado, que é essa inauguração. Agora, a bola passa para os prefeitos, que vão contar com nosso apoio”, salientou Câmara. A AER 44 será uma das responsáveis por articular o funcionamento do Cinturão da Moda. “Faremos a ponte entre as prefeituras, os trabalhadores do interior e nossos lojistas”, detalhou. No Estado, estão envolvidos com a iniciativa, além da SIC, as secretarias da Retomada; de Desenvolvimento Social (Seds); Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e GoiásFomento.

Participaram do evento os deputados federais Delegado Waldir Soares e Francisco Júnior; estaduais Humberto Aidar, Cairo Salim, Francisco Oliveira, Amilton Filho, Chico KGL e Rubens Marques; os secretários Cristiane Schmidt (Economia), Fátima Gavioli e Marcio Cesar Pereira (Desenvolvimento e Inovação); os presidentes Fabrício Amaral (Goiás Turismo), Euclides Barbo Siqueira (Junta Comercial), Diego Oliveira (Goiás Parcerias), Lineu Olímpio (Ceasa) e Renato de Castro (Codego); a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Melo Caiado; Jairo Gomes (presidente de honra da AER 44), além de prefeitos, vereadores e demais autoridades.

Fotos: Lucas Diener

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Publicações em Alta

Caiado apresenta projeto de fomento e incubação de cooperativas sociais

UEG retoma aulas presenciais na segunda-feira (11)

Caiado participa da abertura do 2º Congresso Brasileiro de Direito Religioso

Vacinação de Pessoas Acima de 60 Anos Deve Terminar Em Abril, Afirma Caiado