No Banner to display

domingo, 19 de setembro de 2021

domingo, 19 de setembro de 2021

Mesatenista Millena França dos Santos, estagiária da Alego, é uma das representantes de Goiás na Paralimpíada de Tóquio

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 começaram na terça-feira, 24, com a presença de 253 atletas brasileiros. Dentre eles, 14 estão representando o estado de Goiás.

Estagiária da Assembleia Legislativa participa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio
Millena tem 25 anos e é estudante de Psicologia, sua segunda graduação. A atleta já concluiu o curso de Educação Física. Nascida em Aparecida de Goiânia, hoje vive na Capital. Ela jogava tênis em cadeira de rodas, mas aos 18 anos teve contato com o tênis de mesa e se apaixonou pela modalidade, que agora a levou até as Paralimpíadas.

A atleta explica que o conhecimento do curso de psicologia a auxilia na preparação mental para as partidas. “Ajuda na concentração, na tomada de decisão, atenção e no controle da ansiedade. Além de ter profissionais envolvidos para me auxiliar neste processo”, diz.

A mãe de Millena, Helena Pereira dos Santos, conta que a atleta sempre teve espírito independente e altivo na busca de seus sonhos. “Nunca deixou a deficiência ser um empecilho na vida. Com a graça de Deus e muita vontade e determinação ela ingressou na Universidade Estadual de Goiás (UEG), no curso de Educação Física. Depois que concluiu esse curso, não ficou parada. Foi atrás de conseguir uma bolsa para o curso de Psicologia na Universidade Estácio de Sá. A bolsa foi concedida através de uma parceria em que Millena representa a universidade”, informa Helena.

Orgulhosa da filha, Helena diz que Millena sempre se interessou pelo esporte, aprendendo a nadar quando ainda era bem pequena. “Quando ela foi convidada a jogar tênis em cadeira de rodas, ficou muito feliz. Nesse esporte ela conquistou várias vitórias e amizades. Depois de algum tempo, um técnico em tênis de mesa a convidou para essa modalidade, que lhe abriu altas perspectivas, levando-a a participar das Paralimpíadas de Tóquio. Motivo de grande alegria e satisfação para todos. E um orgulho, para mim, como mãe”, destaca Helena Pereira.

O presidente da Casa de Leis, Lissauer Vieira (PSB), expressou em suas redes sociais sua torcida à Millena. “É uma alegria imensa para a Alego estar sendo representada por uma jovem de 25 anos, persistente, que não desistiu dos seus sonhos. Também desejo muita sorte a todos os goianos que estão nos representando!”, destacou.

A estreia de Millena ocorreu na quarta-feira, 25, quando foi derrotada pela chinesa Rui Wang. O outro duelo foi na madrugada desta sexta-feira, 27, contra a sul-coreana Seongok Kim. Também não aconteceu a vitória. Agora, Millena se prepara, junto com a mesatenista Lethícia Rodrigues, para a disputa das competições por equipes, que tem previsão para começar na terça-feira, 31.

Ciclo olímpico e apoio do Governo de Goiás

A mesatenista goiana teve a vaga confirmada ao receber a convocação oficial da seleção brasileira, já no final de junho, para a disputa na classe F7. Para conquistar a sua classificação inédita, Millena conseguiu resultados expressivos no último ciclo olímpico, que incluíram títulos em campeonatos brasileiros e Jogos Paralímpicos Universitários, além da participação nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019, em que terminou na quinta posição.

Millena contou, durante todo esse período, com o apoio do Pró-Atleta – programa de fomento ao esporte de alto rendimento do Governo de Goiás, gerido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

A delegação brasileira tem 14 representantes goianos nas Paralimpíadas de Tóquio, sendo seis destes apoiados pelo Pró-Atleta. Quatro jogadoras da seleção brasileira de vôlei sentado (Ádria Jesus, Pâmela Pereira, Nurya Almeida e Jani Freitas), além de Hélcio Luiz Jaime, do tiro com arco, embarcaram no dia 7.

Agência Assembleia de Notícias
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Últimas notícias

Caiado participa do lançamento da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, em Mara Rosa, no Norte goiano

Goiás atualiza orientações sobre vacinação contra Covid-19

Em Goiânia, Caiado inicia entrega de mais 250 mil cestas básicas a famílias em vulnerabilidade impactadas pela pandemia, e Goiás atinge marca de 1 milhão de donativos distribuídos

Caiado diz que consultas populares vão definir como Projeto Gênesis será implantado e destaca que prioridades são “desenvolvimento do Nordeste goiano e preservação do meio ambiente”