No Banner to display

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

MEC apresenta ações para o fortalecimento da educação profissional

O Ministério da Educação (MEC) apresentou um pacote de ações para o fortalecimento da educação profissional no Brasil.

José Teodoro, Mychelly Simões, secretário Tomás Dias e Ludmilla Gonçalves durane a apresentação do pacote de ações para o fortalecimento da educação profissional no Brasil (Foto: Sedi)

O Ministério da Educação (MEC) apresentou um pacote de ações para o fortalecimento da educação profissional no Brasil. São 14 projetos divididos em três eixos: gestão e resultados; articulação e fortalecimento; e inovação e empreendedorismo. O pacote integra o programa Novos Caminhos. O anúncio foi feito pelo ministro Milton Ribeiro durante a primeira edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Brasília.

Presente ao evento, o superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), José Teodoro Coelho, disse que dois cursos, em especial, serão relevantes para os profissionais que trabalham na Escola do Futuro do Estado de Goiás. Os cursos de Docência para a educação profissional e tecnológica e o de Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica.

A Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica tem como objetivo capacitar, gratuitamente, professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio para atuarem como orientadores dos estudantes nas suas escolhas de itinerários formativos. Serão capacitados, até 2022, 10 mil professores.

O curso será ministrado na plataforma EaD (AVA/MEC), no formato MOOC (massive open olline course), em cinco módulos. O primeiro módulo de 40 horas já está liberado. As inscrições podem ser feitas pelo site https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/pmpe.

Já o Docência para a Educação Profissional e Tecnológica será de pós-graduação Lato Sensu destinado a formação de professores. A meta é formar 10 mil docentes até 2022. O curso será presencial – o edital será lançado pelo MEC nos próximos dias.

“Fiquei bastante impressionado (positivamente) com a abordagem. Recomendo que todos os profissionais das Escolas do Futuro sejam incentivados a fazerem. Aliás, não só os professores, mas também os alunos. Na plataforma do MEC (AVA) existem cursos voltados para os alunos”, afirmou Teodoro.

Para os estudantes, a Plataforma Aprenda Mais (aprendamais.mec.gov.br) oferta dezenas de cursos gratuitos, nos mais diversos eixos, como Ambiente e Saúde, Recursos Naturais e Informação e Comunicação. A meta é capacitar 160 mil estudantes em 2022 e 547 mil estudantes até 2024.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Após nova onda de Covid-19, Prefeitura de Caldas Novas endurece medidas de contágio da doença

Meio Ambiente leva audiências de autocomposição para Itumbiara

Caminhão da Saúde oferece consulta médica e exames de imagem gratuitos em Piracanjuba, neste fim de semana

Prefeitura e Câmara se unem em Caldas Novas e consolidam parceria para construção de Hospital Evangélico no município