sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Mais de nove mil perfis de detentos são registrados no Banco Nacional de Perfis Genéticos

Em 2021, o Banco Nacional de Perfis Genéticos ultrapassou os cem mil perfis genéticos cadastrados; desse total 75 mil casos foram condenados e aproximadamente 16 mil auxiliaram para a apuração de locais de crimes cometidos.

A coleta de material genético contribuiu para o andamento de mais de duas mil investigações no Brasil e 1.134 em Goiás (Foto: divulgação)

Na semana passada, integrantes das polícias Penal — representada pela Gerência de Assistência Biopsicossocial da DGAP —, Técnico Científica e Civil se reuniram para fortalecer a cooperação entre as três instituições e, desta forma, intensificar e agilizar atividades integradas de coleta de material genético de custodiados. No encontro, novas ações foram discutidas pois o conjunto de crimes que passam a ter obrigatoriedade de identificação foi modificado, de acordo com o artigo 9º da Lei de Execução Penal (LEP).

Em 2021, o Banco Nacional de Perfis Genéticos ultrapassou os cem mil perfis genéticos cadastrados; desse total 75 mil casos foram condenados e aproximadamente 16 mil auxiliaram para a apuração de locais de crimes cometidos. Em números, a coleta de material genético contribuiu para o andamento de mais de duas mil investigações no Brasil e 1.134 em Goiás.

A busca por intensificar e aumentar a coleta de material genético das populações privadas de liberdade é fundamental para identificar quais são os principais tipos de crime cometidos (a maior parte é de detentos envolvidos em casos violentos e de abuso sexual) e, a partir disso, promover investigações além de estratégias e políticas públicas para a redução destas e de ações criminosas como um todo.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Olimpíada de Tóquio: COB apresenta uniformes oficiais do Time Brasil

UEG publica edital de concurso para contratação de 94 professores

Clima impacta segunda safra em Goiás

Caldas Novas adia Carnaval fora de época para maio