No Banner to display

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Mais de nove mil perfis de detentos são registrados no Banco Nacional de Perfis Genéticos

Em 2021, o Banco Nacional de Perfis Genéticos ultrapassou os cem mil perfis genéticos cadastrados; desse total 75 mil casos foram condenados e aproximadamente 16 mil auxiliaram para a apuração de locais de crimes cometidos.

A coleta de material genético contribuiu para o andamento de mais de duas mil investigações no Brasil e 1.134 em Goiás (Foto: divulgação)

Na semana passada, integrantes das polícias Penal — representada pela Gerência de Assistência Biopsicossocial da DGAP —, Técnico Científica e Civil se reuniram para fortalecer a cooperação entre as três instituições e, desta forma, intensificar e agilizar atividades integradas de coleta de material genético de custodiados. No encontro, novas ações foram discutidas pois o conjunto de crimes que passam a ter obrigatoriedade de identificação foi modificado, de acordo com o artigo 9º da Lei de Execução Penal (LEP).

Em 2021, o Banco Nacional de Perfis Genéticos ultrapassou os cem mil perfis genéticos cadastrados; desse total 75 mil casos foram condenados e aproximadamente 16 mil auxiliaram para a apuração de locais de crimes cometidos. Em números, a coleta de material genético contribuiu para o andamento de mais de duas mil investigações no Brasil e 1.134 em Goiás.

A busca por intensificar e aumentar a coleta de material genético das populações privadas de liberdade é fundamental para identificar quais são os principais tipos de crime cometidos (a maior parte é de detentos envolvidos em casos violentos e de abuso sexual) e, a partir disso, promover investigações além de estratégias e políticas públicas para a redução destas e de ações criminosas como um todo.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Últimas notícias

Em dia histórico, Governo do Estado assume gestão e regulação dos hospitais próprios, em Goiânia

Governador Ronaldo Caiado inicia entrega de 250 mil cestas básicas, em Goiânia, e cumpre agenda em Mara Rosa, nesta sexta-feira (17/09)

Em Montes Claros de Goiás, Caiado participa, ao lado do ministro da Infraestrutura, de entrega da restauração da BR-070

Caldas Novas vacina adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente e aplica terceira dose em idosos