No Banner to display

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Inscrição para o Programa Alfamais Goiás encerra-se dia 23 de junho

O intuito do curso é aprimorar e capacitar os profissionais da educação da rede pública no que diz respeito às temáticas referentes ao processo de alfabetização.

Na formação, os profissionais discutirão a teoria e as práticas relativas à alfabetização no âmbito da educação pública, visando a garantia da alfabetização na idade certa e para todas as crianças (Foto: Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudo, Pesquisa e Formação do Profissionais da Educação (Cepfor) e da Superintendência de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, informa que estão abertas as inscrições para a ‘Formação dos Profissionais da Educação na Perspectiva do Programa Alfamais Goiás’. O intuito do curso é aprimorar e capacitar os profissionais da educação da rede pública no que diz respeito às temáticas referentes ao processo de alfabetização.

O projeto consistirá na realização de oficinas e webnários, direcionados aos profissionais da educação infantil e do ensino fundamental das redes estadual e municipais de educação de Goiás e equipes das coordenações regionais de Educação. Durante toda a formação, esses profissionais discutirão a teoria e as práticas relativas à alfabetização no âmbito da educação pública, visando a garantia da alfabetização na idade certa e para todas as crianças no território goiano.

Os inscritos participarão de cinco webnários mensais e terão acesso a uma oficina com vídeos, textos e atividades que complementarão o conteúdo apresentado. Até novembro serão abordados diferentes conteúdos, contando com a participação de palestrantes diversos.

ALFAMAIS GOIÁS

O primeiro webnário será realizado no dia 24 de junho de 2021 (quinta-feira), às 09h30 da manhã, cujo tema será a ‘Retomada das aulas presenciais no contexto da pandemia’. A conferência contará com a presença do chefe de Educação do Unicef no Brasil, Dr. Ítalo Dutra.

Todas as conferências serão realizadas de forma on-line, no canal do Cepfor no YouTube, e terão seus horários confirmados com antecedência. A formação terá carga horária total de 40 horas e os interessados poderão se inscrever até o dia 23 de junho, preenchendo o formulário.

Formação
Apesar dos esforços empreendidos pelo sistema educacional do Estado de Goiás na direção de um ensino de qualidade para todos, cerca de 2% dos estudantes do Ensino Fundamental ainda não foram alfabetizados. Com base nesses dados, a Seduc tem buscado investir em ações voltadas ao processo de alfabetização, dentre as quais a formação de professores e gestores públicos.

A fim de que tais profissionais desenvolvam competências e habilidades essenciais para a condução efetiva desse processo, o curso ‘Formação dos Profissionais da Educação na Perspectiva do Programa Alfamais Goiás’ foi criado visando melhores resultados no processo de aprendizagem, especialmente nas etapas iniciais da Educação Básica.

Alfamais Goiás
O Alfamais Goiás – Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada é um programa desenvolvido pelo Governo de Goiás, em parceria com a Associação Bem Comum, e que tem como objetivo principal a alfabetização dos estudantes goianos na idade certa, garantindo uma aprendizagem efetiva e a melhoria contínua na educação.

A essência do programa está em fortalecer a colaboração entre estado e municípios, contribuindo para o processo de alfabetização em todo o território goiano. A perspectiva é que, após o lançamento do programa, as redes municipais e estadual de ensino possam atuar juntas na promoção de ações em prol da alfabetização das crianças nos primeiros anos da escolarização.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Após nova onda de Covid-19, Prefeitura de Caldas Novas endurece medidas de contágio da doença

Meio Ambiente leva audiências de autocomposição para Itumbiara

Caminhão da Saúde oferece consulta médica e exames de imagem gratuitos em Piracanjuba, neste fim de semana

Prefeitura e Câmara se unem em Caldas Novas e consolidam parceria para construção de Hospital Evangélico no município