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domingo, 25 de julho de 2021

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Hugol tem confirmada manutenção de sua certificação ONA 2

A verificação dos processos da unidade do Governo de Goiás foi realizada em formato de visita remota, nos dias 9 e 10 deste mês, pela Fundação Vanzolini, instituição acreditadora (IAC) de referência nacional.

Verificação dos processos do Hugol foi realizada em formato de visita remota, pela Fundação Vanzolini, instituição acreditadora (IAC) de referência nacional (Foto: Edson Freitas)

Reafirmando a excelência de seus processos, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) teve nesta quarta-feira (23) a confirmação de que mantém o seu certificado ONA 2 – Acreditado Pleno pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A verificação dos processos da unidade do Governo de Goiás foi realizada em formato de visita remota, nos dias 9 e 10 deste mês, pela Fundação Vanzolini, instituição acreditadora (IAC) de referência nacional.

“Atuamos diuturnamente para que nosso programa de Gestão da Qualidade, o PEQui, seja assimilado e praticado por toda a equipe da unidade, fortalecendo e promulgando práticas que visam à excelência nos procedimentos da unidade e para a segurança de todos, colaboradores e usuários”, explicou a gerente de qualidade do Hugol, Thaisa Afonso.

Visita virtual

“A melhoria contínua dos processos é um compromisso que o Hugol firma diariamente e ainda mais em tempos de pandemia, período no qual tivemos que nos reinventar e planejar soluções para os desafios que surgiram. Cientes dos desafios para este novo formato contingencial, viabilizamos uma metodologia para que as avaliadoras se locomovessem no hospital, criando uma experiência similar às visitas tradicionalmente realizadas”, relatou o diretor administrativo e financeiro do hospital, Luiz Sampaio.

Para que a visita fosse realizada de forma virtual, seguindo os protocolos de segurança durante a pandemia, foram utilizados carrinhos adaptados com tablets que realizaram videochamadas com os avaliadores, permitindo que eles se comunicassem com os colaboradores da unidade e pudessem se locomover para os locais que desejassem analisar.

Segurança do paciente
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança.

O manual de acreditação ONA é reconhecido pela Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde (ISQua, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de cem países.

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente, durante a validade do certificado.

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