No Banner to display

terça-feira, 18 de junho de 2024

terça-feira, 18 de junho de 2024

No Banner to display

Hospital Estadual de Formosa celebra 4 mil partos realizados

Unidade é referência em atendimento obstétrico no Entorno do DF; equipe multiprofissional oferece cuidado humanizado à mãe e ao bebê

Hospital Estadual de Formosa consolida referência em obstetrícia humanizada no Entorno do DF

O Hospital Estadual de Formosa (HEF) atingiu neste mês a marca de 4 mil partos desde 2020 e se consolida como referência em atendimento obstétrico humanizado no SUS. O bebê de número 4 mil é a pequena Hadassa, que nasceu de um parto cesáreo de emergência. “Saber que a Hadassa é o bebê 4 mil me traz uma sensação gostosa, pois sei que milhares de novas vidas começaram aqui. Desejo que esse número aumente ainda mais e que outras mulheres possam ser bem atendidas, assim como eu”, celebra Maria Eduarda Ferreira, mãe da criança.

A jovem possui plano de saúde, mas optou pela rede pública de saúde por causa do atendimento humanizado e pela confiança no HEF. Como ela, cada gestante é recebida com atenção personalizada e possui autonomia para decidir as questões relacionadas ao parto, como posição, medidas de analgesia e acompanhante.

A abordagem estende-se ainda ao puerpério. Projetos como a “Árvore da Vida”, de confecção de uma arte com a placenta, e a “Hora do Banho”, concretizam o esforço em criar experiências afetivas para as mães e seus bebês. Essas iniciativas têm o propósito de fortalecer os laços familiares e criar lembranças que perdurarão por toda a vida.

Para a coordenadora de enfermagem do Cento Obstétrico (CO) e Alojamento Conjunto (Alcon) do HEF, Mariana Granado, cada história é única. “Quando uma gestante chega à unidade, não recebemos só uma paciente, recebemos uma história e com ela a oportunidade de deixar nossa marca de amor. Esse cuidado e atenção à individualidade de cada paciente são importantes, proporcionando a melhor experiência de parto possível”, afirma.

Outra paciente é Suzanny Silva de Souza, brasileira que mora no Egito e escolheu o HEF para dar à luz ao pequeno Saad, apelidado carinhosamente por ela como o “pequeno faraó brasileiro”. Ela conheceu a unidade através dos pais, que moram em Formosa, e decidiu pelo parto normal. “O cuidado e atenção de todos foi determinante nesse processo de parto. A experiência que vivi superou todas as minhas expectativas”, destaca.

Compromisso com a excelência
Conforme Luciano Dutra, diretor do HEF, a marca de 4 mil partos realizados reflete, além de um grande volume de atendimentos, um compromisso com a excelência no serviço. “Ao atingir a marca de 4 mil partos, o HEF não apenas demonstra sua capacidade operacional, mas mostra que é possível oferecer serviços públicos de alta qualidade, empáticos e cuidadosos”, declara. A unidade recebe pacientes encaminhados por outros hospitais ou por meio de atendimento espontâneo pelo pronto-socorro.

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Publicações em Alta

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

UEG conquista medalhas nos JUGs 2023

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos

Governo vai ampliar o Bolsa Estudo