quinta-feira, 30 de junho de 2022

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Governo de Goiás leva Carreta da Prevenção ao câncer de mama e de colo de útero a Jaraguá

O secretário ressaltou que a atual gestão do Governo de Goiás é focada nos três princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde (SUS) – universalidade, integralidade e equidade.

O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, e o prefeito da cidade, Paulo Vitor Avelar, participaram da inauguração do serviço e acompanharam os primeiros atendimentos (Fotos: Britto/SES-GO)

O Governo de Goiás iniciou, nesta segunda-feira (16/08), um mutirão de mamografias e exames preventivos de colo de útero em Jaraguá, no Centro-Norte Goiano. Juntos, Estado e município trabalham para que a Carreta da Prevenção atenda mais de 800 mulheres, durante as cinco semanas em que ficará na cidade.

O secretário ressaltou que a atual gestão do Governo de Goiás é focada nos três princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde (SUS) – universalidade, integralidade e equidade. “A equidade representa muito bem o serviço prestado pela Carreta da Prevenção, que é o de oferecer mais a quem mais precisa. Apesar de o câncer de mama tornar o público feminino mais vulnerável, em anos anteriores as mulheres não eram inseridas nas políticas públicas de saúde. Com essa estrutura,  levamos dignidade e acesso ao diagnóstico”, pontuou.

Carretas da Saúde

Ismael Alexandrino destacou que as unidades móveis de prevenção aos cânceres de mama e de colo uterino estão previstas no Plano de Governo do governador Ronaldo Caiado. Assim, as estruturas contribuem para a regionalização da saúde, levando atendimento para mais perto da população goiana, que não precisa mais se deslocar por grandes distâncias até a capital e Região Metropolitana em busca de assistência especializada e exames.

Carreta da Prevenção da Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia, unidade do Governo de Goiás na Macrorregião Centro-Norte, leva estrutura de exames de mamografia e preventivo de colo de útero para mais de 800 mulheres em Jaraguá

Ligada à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), por meio da Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia, a unidade móvel busca ampliar a cobertura de exames de rastreamento dos cânceres de mama e do colo do útero entre as goianas. Os atendimentos são realizados com data e hora pré-definidos, além de serem agendados em horários escalonados, para evitar aglomerações, em atenção aos cuidados para se evitar a propagação do coronavírus.

Agendamento 

Em Jaraguá, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão entrar em contato com as moradoras do município e da região para que seja feito o credenciamento. As pacientes interessadas no serviço também podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá para que sejam direcionadas ao agendamento.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Publicações em Alta

Decreto formaliza o novo Coíndice

Com 23.270 novos CNPJs, Goiás bate recorde em abertura de empresas de janeiro a agosto de 2021, melhor resultado dos últimos cinco anos

Cavalhadas em Pirenópolis serão realizadas em junho

Aprendiz do Futuro contrata cinco mil jovens em todo o Estado