sexta-feira, 12 de abril de 2024

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Governo de Goiás lança programa de formação de lideranças

O Governo de Goiás lançou, nesta sexta-feira (17/11), o programa de formação de lideranças – o LiderAção, conduzido pela Secretaria da Administração (Sead) por meio da Escola de Governo.

Objetivo é aprimorar competências essenciais de liderança e inovação dos gestores, buscando como resultados a melhoria das entregas do estado à população e o atendimento das demandas do cidadão goiano de forma ainda mais assertiva (Foto: Sead-GO)

Na solenidade, realizada no Auditório Mauro Borges, foi celebrado acordo de cooperação com as instituições Fundação Lemann e o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), para promover ações de desenvolvimento de lideranças para servidores do estado nos meses finais de 2023 e durante o ano 2024.

Para abrir a formação, o professor e coordenador da área de inovação do Insper, Manuel Bonduki, conduziu a palestra “Ecossistema de inovação pública: governos digitais no Federalismo Brasileiro”.

O objetivo do LiderAção é aprimorar as competências essenciais de liderança e inovação dos gestores, buscando como resultados a melhoria das entregas do estado à população e o atendimento das demandas do cidadão goiano de forma ainda mais assertiva.

O secretário da Administração, Sérvulo Nogueira, destacou que o programa é fundamental para gerar resultados positivos e palpáveis à sociedade. “O processo de formação de lideranças é contínuo e se dá nos níveis operacionais, mas que também precisa alcançar os níveis estratégicos das organizações. É fundamental que a alta gestão compreenda que o processo de transformação do Estado passa por mudanças, especialmente na perspectiva de condução das políticas públicas”, disse.

PÚBLICO-ALVO

Na primeira etapa do Programa, o público-alvo será composto pela alta gestão, com capacitações direcionadas para cada público específico: secretários, subsecretários, superintendentes, gerentes, entre outros. No próximo dia 11 de dezembro será realizado o lançamento das ações direcionadas aos ocupantes de cargos de gerentes. A cooperação prevê a realização de ações de desenvolvimento e qualificação que beneficiarão servidores nos anos de 2023 e 2024.

Coordenadora de Relacionamento com Universidades, da Fundação Lemann, Natália Bustamante participou do lançamento do LiderAção e celebração da parceria de forma remota e pontuou os focos de trabalho que a entidade desenvolverá dentro do programa.

“Atuamos tanto no desenvolvimento e capacitação de lideranças quanto na remoção de barreiras para que essas lideranças consigam exercer as suas funções e atribuições nas diferentes funções que elas ocupam e, especialmente, em posições no setor público”.

PALESTRA

O programa teve a sua primeira ação durante o lançamento, com a palestra Ecossistema de inovação pública: governos digitais no Federalismo Brasileiro, conduzida pelo especialista em  inovação no setor público, governo aberto e ciências comportamentais Manuel Bonduki. O encontro discutiu a relevância da inovação nos governos dos estados e o papel que estes podem ter como fomentadores do sistema de inovação nos governos locais.

Bonduki ponderou que o desenvolvimento de perfis de liderança dentro dos governos é essencial para conduzir esses processos. “Os governos estão se transformando, estamos vivendo uma era digital em que muitos desafios estão emergindo. É de extrema importância capacitar servidores para fazer essa transformação que os governos precisam”.

Secretaria da Administração – Sead

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Goiás libera vacina para toda a população no ‘Dia D’ contra influenza

Prefeitura e Câmara entregam mais de 13 mil kits escolares e pedagógicos para a Educação Municipal