No Banner to display

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Governo de Goiás anuncia reabertura do Palácio Conde dos Arcos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), anunciou a reabertura do Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás, ao público em formato presencial.

No centro da cidade de Goiás, unidade da Secult, que recebeu investimentos de R$ 130 mil em obras de restauração, já pode ser visitada de terça a sábado, das 8h às 17h; e, aos domingos e feriados, das 8h às 13h (Foto: Secult)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), anunciou a reabertura do Palácio Conde dos Arcos, na cidade de Goiás, ao público em formato presencial. Depois de mais de um ano fechado, em razão da pandemia, os interessados poderão visitar o local de terça a sábado, das 8h às 17h; e, aos domingos e feriados, das 8h às 13h.

Durante o período de fechamento à visitação pública, devido a pandemia, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), aproveitou para investir cerca de R$ 130 mil na reforma de alguns ambientes da construção que data do século XVIII.

Segundo o coordenador da unidade, José Filho Costa Pereira, as reformas tiveram início no dia 30 de abril deste ano com o objetivo de preservar a estrutura física do Palácio. Foram executados serviços de pintura das paredes, reformas de esquadrias de janelas e portas, e a substituição do assoalho de madeira de três quartos do imóvel e do gabinete do governador. O novo piso foi submetido a tratamento com cupinicida para garantir longevidade à estrutura e a preservação de suas características barrocas.

Localizado na Praça Tasso Camargo, centro histórico da cidade de Goiás, o Palácio Conde dos Arcos, reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial em 2001, foi a primeira sede dos governadores da província (1748). O prédio conta a história dos regentes de Goiás e foi construído em 1751 pelo primeiro governador do Estado, Dom Marcos de Noronha (1749-1755), conhecido como “Conde dos Arcos”.

A partir de sua inauguração, o museu passou por várias reformas, restaurações, remodelações e ampliações, mas sempre conservando suas características originais e sua importância histórica. Hoje, o espaço funciona como um centro de atividades culturais, com mais de 30 cômodos, três pátios com jardins, o maior deles em estilo português, além de um rico acervo de mobiliário e peças antigas.

Considerado como um pedaço importante da história de Goiás, desde seus períodos mais remotos, o Palácio Conde dos Arcos é um ótimo ponto turístico para goianos e visitantes que queiram entender um pouco mais sobre o desenvolvimento da história da região ao longo dos anos. Para mais informações sobre o espaço, basta entrar em contato por meio do número: (62) 3371-1200.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Goiana disputa vaga para as Olimpíadas Internacionais de Química

Jogos Abertos classificam mais equipes para fase regional

Atividades presenciais na Alego foram retomadas nessa 2ª-feira, 2, das 7 às 19 horas, podendo atingir até 50% do efetivo

Saúde faz acolhimento de novos profissionais do Programa Mais Médicos