No Banner to display

domingo, 19 de setembro de 2021

domingo, 19 de setembro de 2021

Governo de Goiás ajuda pequenos empresários e artistas no Caminho de Cora

O Governo de Goiás, em ação conjunta entre as secretarias de Estado de Cultura e da Retomada, GoiásFomento, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG)

Governo de Goiás promove ações sociais nos municípios que integram o Caminho de Cora (Foto: Secult Goiás)

O Governo de Goiás, em ação conjunta entre as secretarias de Estado de Cultura e da Retomada, GoiásFomento, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), percorre municípios e povoados que fazem parte do Caminho de Cora para levar ajuda a pequenos empresários e artistas.

A iniciativa, que teve início no sábado (14), segue até domingo (22) em Corumbá, Cocalzinho, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaberaí e cidade de Goiás, em locais como escolas, fazendas, pousadas e comércio.

Entre as atividades realizadas estão serviços de atendimento, consultoria, cadastro e treinamento de artistas e trabalhadores da área de cultura sobre os novos editais da Lei Aldir Blanc, além de uma busca ativa de proponentes das regiões que queiram pleitear o recurso. Também são entregues materiais de divulgação sobre a poetisa Cora Coralina (gravuras emolduradas, livros e banners), e kits de primeiros socorros por onde os peregrinos passam.

Outra frente de atuação são os cursos de produção de laticínios, de horticultura com a formação de hortas comunitárias, e consultorias de empreendedorismo, gestão de negócios e linhas de crédito, promovidos pelo Sebrae e pela GoiásFomento aos comerciantes da região.

“São programas que fazem a diferença na vida do pequeno ou médio empresário que passou por dificuldade na pandemia e para os artistas também, principalmente por se tratar de uma região com grande número de artesãos e músicos”, ressalta o secretário de Cultura, César Moura.

Rota

O Caminho de Cora Coralina é uma trilha situada no Estado de Goiás. Ao longo de seus 300 km de extensão, ele conecta diferentes municípios e unidades de conservação. O percurso se inicia no leste goiano, em Corumbá de Goiás, e segue para a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Dourada, localizada na cidade de Goiás. A rota envolve outras localidades, como os municípios goianos de São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí, além de oito povoados.

As diferentes cidades que compõem o trajeto são dotadas de alto valor histórico e cultural, e representam pequenos polos gastronômicos, artísticos, de ecoturismo e lazer. O caminho era utilizado por bandeirantes em busca de riquezas durante o período colonial.

O nome da trilha é uma homenagem à Cora Coralina, nascida na antiga capital do Estado, onde viveu boa parte de sua vida. O percurso foi inaugurado em abril de 2018, e possui trechos das poesias da escritora gravados ao longo do caminho.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Últimas notícias

Caiado participa do lançamento da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, em Mara Rosa, no Norte goiano

Goiás atualiza orientações sobre vacinação contra Covid-19

Em Goiânia, Caiado inicia entrega de mais 250 mil cestas básicas a famílias em vulnerabilidade impactadas pela pandemia, e Goiás atinge marca de 1 milhão de donativos distribuídos

Caiado diz que consultas populares vão definir como Projeto Gênesis será implantado e destaca que prioridades são “desenvolvimento do Nordeste goiano e preservação do meio ambiente”