No Banner to display

segunda-feira, 22 de abril de 2024

segunda-feira, 22 de abril de 2024

No Banner to display

Governador Ronaldo Caiado participa de evento Portões Abertos da Rotam, que contou com lançamento de livro que retrata buscas ao criminoso Lázaro Barbosa

Livro Contagem Regressiva - A Trajetória da Caçada a Lázaro Barbosa, escrito pelo tenente-coronel Edson Melo, que integrou operação de captura ao autor de chacina em Ceilândia.

Governador Ronaldo Caiado e primeira-dama Gracinha Caiado recebem livro autografado pelo tenente-coronel Edson Melo, autor de Contagem Regressiva - A Trajetória da Caçada a Lázaro Barbosa

Livro Contagem Regressiva – A Trajetória da Caçada a Lázaro Barbosa, escrito pelo tenente-coronel Edson Melo, que integrou operação de captura ao autor de chacina em Ceilândia, narra jornada de nove integrantes da tropa de elite da Polícia Militar de Goiás durante força-tarefa que envolveu 270 policiais

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (18/03), do primeiro Portões Abertos do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) de 2022, que recebeu a população como forma de aproximá-la da tropa de elite da Polícia Militar do Estado de Goiás. O evento marcou ainda o lançamento do livro Contagem Regressiva – A Trajetória da Caçada a Lázaro Barbosa, escrito pelo tenente-coronel Edson Melo e que narra a jornada de integrantes da Rotam durante as buscas pelo criminoso Lázaro Barbosa.

Para o chefe do Executivo estadual, o evento mostrou a identificação que a Rotam tem com a comunidade. “Presenciamos o carinho das pessoas, das famílias, se aproximando daquilo que traz paz, tranquilidade e segurança. A sociedade tem a noção clara da finalidade e do que realmente a Rotam e a Polícia Militar fazem pelo Estado”, explicou.

Acompanhando o governador Ronaldo Caiado no evento, a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, pontuou a credibilidade da Rotam. “É um batalhão respeitado não só em Goiás, mas em todo Brasil, que tenho respeito e tem toda uma admiração da população goiana”, assegurou.

“Essa abertura à sociedade é para mostrar parte da nossa Polícia Militar e dizer que o sucesso da nossa corporação é ter uma comunidade de bem”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Renato Brum.

Livro
A obra traz o ponto de vista do policial no caso Lázaro Barbosa, assassino que ficou conhecido após matar quatro pessoas de uma mesma família na zona rural de Ceilândia, no Distrito Federal, e se esconder em matas no Entorno de Brasília. O governador disse que a publicação presta satisfação à sociedade. “É responsabilidade dos policiais dar segurança à população. Um cidadão não pode implantar o terrorismo e o medo”, sublinhou.

O autor Edson Melo é superintendente de Segurança da Secretaria de Estado da Casa Militar e relatou com detalhes a atuação das autoridades de Goiás, com apoio das tropas do DF e das polícias Federal e Rodoviária Federal, além de outras agências federais.

Segundo o PM, foram dias embrenhados pelo mato para procurar um criminoso cruel que tirou a paz de moradores de vários municípios. “O que vivemos ali foi a mais pura realidade de homem de honra, que tem compromisso com a segurança pública. Não estávamos ali por vaidade. Cada um de nós nos dedicamos por amor. Proteger o cidadão goiano é muito mais que função, é um ideal de vida”, frisou o tenente-coronel Edson Melo.

A operação envolveu mais de 270 policiais. O fugitivo foi capturado no dia 26 de junho de 2021. À época, o governador homenageou os policiais goianos que, junto aos do Distrito Federal, trabalharam nas buscas a Lázaro Barbosa. O episódio serviu de inspiração para o tenente-coronel, que fazia parte do comando da equipe de militares, escrever o livro.

Além de integrantes das forças de segurança, participaram do evento o deputado estadual Amauri Ribeiro, o vereador de Goiânia Sargento Novandir e o secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino.

Fotos: André Saddi
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Goiás libera vacina para toda a população no ‘Dia D’ contra influenza

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos