quinta-feira, 30 de junho de 2022

quinta-feira, 30 de junho de 2022

GoiásFomento lidera número de operações com garantia do Fampe entre agências de fomento e bancos de desenvolvimento

Instituição financeira passou a ser a 3ª do País que mais operou este ano com o Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas do Sebrae

O Governo de Goiás, por meio da Agência de Fomento do Estado de Goiás (GoiásFomento), vem adotando ações para facilitar o acesso ao crédito por parte dos micro e pequenos empreendedores, principalmente neste momento de início da retomada da economia, que foi duramente prejudicada pela pandemia. Resultado dessa política é o desempenho da Agência de Fomento que, no período de janeiro a agosto deste ano, foi a terceira instituição financeira do País que mais contratou operações de crédito garantidas pelo Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae.

No ranking de desempenho das operações de crédito contratadas com aval do Fampe em todo o País nos primeiros oito meses de 2021, a GoiásFomento ficou atrás somente da Caixa Econômica Federal e do Sicoob, mas à frente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do Banco Original. O presidente da Agência de Fomento, Rivael Aguiar, confirma que atualmente o Fampe é a principal garantia de crédito da instituição financeira, com quase R$ 70 milhões de operações realizadas.

Convênio com o Sebrae
“A GoiásFomento é a primeira colocada em número de operações com garantia do Fampe entre todas as agências de fomento e os bancos de desenvolvimento do País, conquistando assim o terceiro lugar geral entre todas as instituições cadastradas no Fampe”, comemora Rivael Aguiar. Segundo ele, esse é o resultado de uma ação de abril de 2020, quando a Agência de Fomento firmou convênio com o Sebrae para que pudesse passar a oferecer essa garantia para seus clientes que tinham dificuldade em obter o crédito por falta de garantias e, assim, eles puderam viabilizar suas operações.

O presidente da GoiásFomento ressalta que essa ação atendeu à determinação do governador Ronaldo Caiado, no sentido de facilitar o acesso ao crédito e, consequentemente, promover a geração de emprego e renda, em especial nesse período da pandemia, visando apoiar as empresas que estavam em dificuldade financeira.

Agente de crédito
De acordo com ele, o resultado consolida a Agência de Fomento de Goiás como um dos principais agentes de crédito no Estado e também no cenário nacional, como importante integrante do sistema nacional de fomento. Inclusive, pondera, a instituição financeira é associada à Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), com cadeira na diretoria da entidade. Para Rivael, as ações desenvolvidas pela GoiásFomento, de facilitação do acesso ao crédito e promoção do desenvolvimento econômico e regional em todas as regiões goianas, contribuiu para que Goiás ficasse entre os dez Estados mais competitivos do País.

Para o analista do Sebrae Goiás, Giovane Ferreira de Carvalho, o fato de a GoiásFomento ser a terceira instituição que mais operou com o Fampe no Brasil é uma demonstração de que essa parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae “está dando muito certo”. Ele explica que o Fampe é um fundo de aval complementar, que facilita o acesso ao crédito nos bancos por parte dos pequenos empreendedores. Em todo o Brasil, o Fundo é operado pela Caixa Econômica Federal e Sicoob, sendo que Goiás tem a vantagem de contar também com a Goiás Fomento.

Agência de Fomento do Estado de Goiás (GoiásFomento) – Governo de Goiás

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Publicações em Alta

Decreto formaliza o novo Coíndice

Com 23.270 novos CNPJs, Goiás bate recorde em abertura de empresas de janeiro a agosto de 2021, melhor resultado dos últimos cinco anos

Cavalhadas em Pirenópolis serão realizadas em junho

Aprendiz do Futuro contrata cinco mil jovens em todo o Estado