No Banner to display

segunda-feira, 20 de maio de 2024

segunda-feira, 20 de maio de 2024

No Banner to display

Goiás e Israel estreitam relações para parcerias tecnológicas

Vice-governador, Daniel Vilela, recebe vice-embaixador para discutir pontos de cooperação

Daniel Vilela recebe vice-embaixador de Israel no Brasil em reunião com secretariado goiano para discutir cooperação em tecnologia

O vice-governador Daniel Vilela teve encontro nesta terça-feira (16/04) com o vice-embaixador israelense no Brasil, Yonaten Gonen, para discutir parcerias entre Israel e Goiás nas áreas de agronegócio, segurança pública, saúde, educação e meio ambiente. “Este é o primeiro encontro após a ida do governador Ronaldo Caiado a Israel, em março deste ano. Espero que possamos continuar avançando nas tratativas e alcançar resultados práticos”, destacou Daniel.

Durante a reunião, que teve a presença de vários secretários de Estado, o vice-embaixador israelense agradeceu a hospitalidade e destacou que a visita de Caiado foi “extremamente importante”, especialmente neste momento sensível que Israel vive. “A visita representou uma forte parceria entre Goiás e Israel, num modelo que pode ser replicado a outros estados brasileiros”, disse.

No encontro, Yonaten Gonen apresentou os principais projetos tecnológicos de Israel, como, por exemplo, sistemas de irrigação, que serão utilizados no Vão do Paranã, e programas de tecnologia em cibersegurança. “A ideia desta missão hoje é entender mais sobre as necessidades de Goiás na área de inovação. Conhecer potencialidades e gargalos, para sanar de alguma forma com parceria”, completou o representante israelense.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, afirmou que há planos para o aprofundamento das colaborações. “Temos em Goiás as Escolas do Futuro, com estrutura de primeiro mundo. Existe espaço para pensar em parcerias, incluindo intercâmbio de estudantes no futuro, além de parcerias em inteligência artificial”.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna, destacou que “a grande missão da relação bilateral entre Goiás e Israel é aumentar a exportação de produtos goianos para o país, além da cooperação de informação e tecnologia para avançar na produção dos fármacos, visto que Goiás é destaque nacional na área e pode aumentar a produtividade com as novas tecnologias de Israel”.

Na segurança pública, o secretário Renato Brum destacou que há projeto de “enviar operadores para Israel a fim de formar multiplicadores, além de investir em videomonitoramento e segurança tecnológica”. Para a saúde pública, o titular da pasta, Rasível dos Reis, acredita que o país do Oriente Médio “pode colaborar com conectividade e diagnóstico por Inteligência Artificial”.

Foto: André Costa

Vice-Governadoria – Governo de Goiás

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Vereador Everton Jamal leva projeto “Gabinete Itinerante” aos bairros de Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos