No Banner to display

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Estudo mostra crescimento do setor turístico com o avanço da vacinação

O XV Boletim “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás”, divulgado pelo Observatório do Turismo da Agência de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo), traz levantamento da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) que indica crescimento do setor

Goiás apresentou expansão de 154,1%. O índice de atividades turísticas foi impulsionado pelo aumento de transporte aéreo, restaurantes, rodoviário coletivo de passageiros, locação de automóveis (Foto: Divulgação)

O XV Boletim “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás”, divulgado pelo Observatório do Turismo da Agência de Turismo do Estado de Goiás (Goiás Turismo), traz levantamento da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) que indica crescimento do setor. O Índice de Atividades Turísticas (IATUR), medido pela pesquisa que acompanha o desempenho do Turismo em 12 Estados, apontou expansão de 18,2% em maio de 2021, na comparação com o mês anterior. Em Goiás, o aumento foi de 26,1%.

O último Boletim da Retomada do Observatório da Goiás Turismo apresenta o índice das atividades turísticas com dados da Pesquisa Mensal de Serviços do InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , de maio de 2021, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e, também, o resultado do estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que indica aumento de postos de trabalho no setor aéreo.

O volume das atividades turísticas no Brasil cresceu 102,2% no mês de maio de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020, após avançar 72,5%, em abril, quando interrompeu uma série de 13 taxas negativas. Goiás apresentou expansão de 154,1%. Segundo o relatório, o índice de atividades turísticas foi impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de transporte aéreo, restaurantes, hotéis, rodoviário coletivo de passageiros, locação de automóveis e serviços de buffet.

Regionalmente, sete dos 12 locais pesquisados também registraram taxas negativas: São Paulo (-14,9%), Ceará (-17,4%), Minas Gerais (-5,3%), Paraná (-7,3%) e Rio de Janeiro (-2,2%). Em sentido oposto, estão Goiás (15,4%), Pernambuco (6,1%) e Bahia (4,2%), que apresentaram as principais contribuições positivas sobre o índice de Turismo.

Aviação

O Boletim do Observatório do Turismo de Goiás indica que o setor aéreo se destaca na geração de vagas em meio à pandemia da Covid-19, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), dando sinais de retomada da aviação comercial brasileira. A análise de 12 meses do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), até maio de 2021, revela que ocupações relacionadas à aviação figuram no ranking das profissões com maiores avanços.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas divulga que as companhias nacionais registraram, em julho, o terceiro mês consecutivo de crescimento da malha doméstica, com uma média de partidas diárias de 1.624, ou o equivalente a 67,7% da oferta de voos no início de março de 2020, antes dos impactos da pandemia sobre o setor. O levantamento traz dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

As informações do documento apontam que a vacinação contra a Covid-19 está reaquecendo a demanda por viagens de avião. E que é fundamental que a imunização da população brasileira avance, segundo a Abear, para que a aviação possa ser retomada de forma consistente.

O XV Boletim da Retomada finaliza considerando que a pandemia de Covid-19 levou o setor do Turismo a uma crise sem precedentes, a partir de março de 2020. E destaca que, embora os estudos apresentados indiquem que o setor começa a ter melhora, especialistas garantem que a retomada mais encorpada está prevista apenas para 2023.

Acesse o Boletim XV “Panorama da Retomada do Turismo em Goiás 2021” completo em https://www.goiasturismo.go.gov.br/files/boletim15-1.pdfhttps://www.goiasturismo.go.gov.br/files/boletim15-1.pdf

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Goiana disputa vaga para as Olimpíadas Internacionais de Química

Jogos Abertos classificam mais equipes para fase regional

Atividades presenciais na Alego foram retomadas nessa 2ª-feira, 2, das 7 às 19 horas, podendo atingir até 50% do efetivo

Reconhecer e valorizar