A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia recebeu 3 furgões; a de Anápolis, 2; Ceres, Uruaçu, Rio Verde, Formosa, Luziânia e Caldas Novas receberão 1 furgão cada município.
A entrega foi realizada pelo titular da SES, Sandro Rodrigues, e pela superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim. O secretário avalia que esses novos veículos garantem dignidade para a família no momento da morte de seus entes queridos.
“Definir as causas de mortes em nosso Estado e conhecer o perfil dos óbitos é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a prevenção de doenças e agravos à saúde e, consequente, redução de mortes naturais evitáveis”, pontua.
A coordenadora do Serviço de Vigilância de Óbito da SES, Simone Carvalho, afirma que a entrega dos 11 veículos tem o intuito de fortalecer os demais serviços dos oito municípios, que atuam com abrangência regional. Os SVOs trabalham no esclarecimento de mortes naturais sem causa definida.
Esse fortalecimento demonstra que o Governo de Goiás atua em todas as fases da vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), do nascimento nas maternidades estaduais ao momento do falecimento. Segundo a coordenadora, a ampliação da frota permitirá o aperfeiçoamento das informações sobre mortalidade, colaborando para o planejamento e implantação das políticas públicas de saúde.
Maria Vitória (texto) e Britto (foto)/Comunicação Setorial