No Banner to display

domingo, 19 de maio de 2024

domingo, 19 de maio de 2024

No Banner to display

Equatorial alerta para nova onda de calor em Goiás

Massa de ar quente eleva temperaturas acima da média e deve provocar aumento no consumo de energia nos próximos dias.

Os termômetros devem registrar altas temperaturas nesta semana em todo estado. Uma massa de ar quente e seco está influenciando no aumento das temperaturas em diversas regiões. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, as previsões indicam temperaturas máximas que podem atingir até 35°C em algumas áreas, especialmente no Norte e Oeste.

Cidades como Porangatu, Araguapaz e Aruanã estão entre as que podem enfrentar as maiores altas nas temperaturas. Em Goiânia, os termômetros devem registrar máximas em torno de 32°C. O predomínio de sol e a ausência de chuvas nos próximos dias contribuem para as condições climáticas extremas em Goiás pelo menos até o dia dois de maio.

A nova onda de calor prevista para esta semana pode afetar em cheio o consumo de energia elétrica que já apresentou alta de 17% nos dois primeiros meses do ano. Em Goiás, por exemplo, o consumo médio residencial no primeiro bimestre de 2023 foi de 173 kWh por instalação, enquanto em 2024, a média foi de 203 kWh no mesmo período.

A elevação nas temperaturas trouxe um marco para um estado. De acordo com o Cimehgo, oito cidades goianas tiveram o mês de março mais quente da história. Pesquisadores e cientistas falam no décimo mês consecutivo de recordes de calor na história do planeta Terra. As temperaturas ficaram acima da média especialmente nestes municípios: Aragarças, Catalão, Formosa, Goiânia, Ipameri, Jataí, Pirenópolis, Posse e Rio Verde.

O executivo de Faturamento e Leitura da Equatorial, Marcos Aurélio reforça a importância de medidas para economizar energia durante esse período de calor intenso. “É essencial que os clientes adotem novos hábitos de consumo e evitem desperdícios, especialmente com o uso de equipamentos como ar-condicionado, ventiladores e refrigeradores”, destaca Aurélio.

Para ajudar os consumidores a economizar energia, a Equatorial Goiás oferece algumas orientações práticas:

Ar-condicionado:

– Opte por modelos mais econômicos, com selo Procel de eficiência energética classe A.

– Evite a entrada de sol no ambiente refrigerado e mantenha a unidade externa do aparelho em local bem ventilado.

– Ajuste a temperatura para 23°C ou mais e mantenha os filtros de ar limpos.

– Escolha um aparelho com potência adequada ao tamanho do ambiente.

 

Geladeiras, freezers e refrigeradores:

– Faça revisões periódicas das borrachas de isolamento das portas e dos sensores de temperatura.

– Evite abrir os equipamentos com frequência e mantenha a parte de trás da geladeira limpa e ventilada.

– Instale o aparelho em local bem ventilado, longe de fontes de calor como fogão e áreas expostas ao sol.

 

Chuveiro elétrico:

– Tome banhos rápidos e ajuste a temperatura para a posição “verão” para economizar energia.

– Limpe os orifícios de saída de água e opte por chuveiros de menor potência.

A Equatorial Goiás reforça seu compromisso com a conscientização e orientação dos clientes sobre o uso eficiente de energia elétrica, visando não apenas a redução das despesas, mas também a preservação dos recursos naturais e o conforto dos consumidores. Para mais informações e dicas sobre como economizar energia, os clientes podem acessar o site oficial da Equatorial Goiás ou entrar em contato pelos canais de atendimento disponíveis.

Sobre a Equatorial Goiás 

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são mais de 3 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Vereador Everton Jamal leva projeto “Gabinete Itinerante” aos bairros de Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos