No Banner to display

domingo, 17 de outubro de 2021

domingo, 17 de outubro de 2021

Emater leva atendimento a produtores rurais de Goianira no programa Alego Ativa

Retomado após pausa que durou mais de um ano em decorrência da pandemia, o programa Alego Ativa foi reinaugurado no último sábado (25), no município de Goianira, Região Metropolitana de Goiânia, pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)

Passaram pela tenda cerca de 200 pessoas, que puderam conhecer as políticas públicas de incentivo produtivo, esclarecer dúvidas sobre documentações e saber como receber assistência técnica rural (Fotos: Fernanda Garcia)

Retomado após pausa que durou mais de um ano em decorrência da pandemia, o programa Alego Ativa foi reinaugurado no último sábado (25), no município de Goianira, Região Metropolitana de Goiânia, pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O evento contou com a participação da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), que estruturou um estande de atendimento aos produtores rurais da região.

Chegando à nona edição, o Alego Ativa é um projeto itinerante que visa percorrer cidades goianas para levar serviços de forma gratuita e simplificada nas áreas de assistência social, rural, médica, jurídica, além de cursos e oficinas profissionalizantes. O programa faz parte de um pacote de ações da 19ª Legislatura do Parlamento Goiano, em prol da ampliação da representatividade e aproximação entre o poder público e a sociedade.

O presidente da Emater, Pedro Leonardo de Paula Rezende, que compôs a mesa diretiva de reabertura da iniciativa e participou da posterior audiência pública, reiterou a importância da instalação para que as pessoas conheçam o trabalho da instituição e possam ter acesso aos serviços oferecidos pelo Governo de Goiás. Atualmente, a Administração Estadual, por meio da Emater, executa, entre outros, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual), O Agro é Social – gerando renda e transformando vidas, o projeto Cerveja de Mandioca e o Programa Produzir Brasil.

Além disso, destacou Rezende, a Agência Goiana é responsável por facilitar o acesso a linhas de crédito rural para a agricultura familiar, ferramenta imprescindível que viabiliza aos pequenos produtores o investimento em suas propriedades e, assim, o crescimento da produtividade e da renda mensal familiar. Durante o evento, o público pôde conhecer as linhas de financiamento disponíveis e os procedimentos necessários para a aquisição.

Na tenda da Emater, ficaram à disposição dos produtores os técnicos Jean Louis Martins e Joabio Neuber Oliveira. Pelo local, passaram cerca de 200 pessoas, que puderam esclarecer dúvidas sobre documentações, como a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), políticas públicas de incentivo e inclusão produtiva e de que maneira receber assistência técnica. Quem esteve no estande também pôde levar para casa sementes de hortaliças, como salsa, quiabo, coentro, rabanete e cenoura.

Alego Ativa 2
Advogada especialista em agronegócio, Josie Marçal; técnico agrícola da Emater, Joabio Oliveira; presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende; e engenheiro agrônomo da Emater, Jean Louis

 

Alego Ativa

A iniciativa, coordenada pela Alego, nasceu em 2019, visando o apoio, desenvolvimento e integração entre o poder público e os municípios goianos. O objetivo é promover capacitação e aprimorar a atuação dos três poderes junto às comunidades locais. São realizadas palestras com temas de interesse público, cursos profissionalizantes e atendimentos em áreas essenciais como médica, jurídica, rural, educacional e cultural.

Em Goianira, a ação contou com uma novidade: o evento foi encerrado com uma cerimônia de casamento comunitário. Também foram destaques serviços de acupuntura e auriculoterapia, coleta de sangue para doação e vacinação antirrábica para animais. A edição contou com parcerias de diversas entidades, como a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Alego Ativa 3
Alego Ativa é um programa itinerante que percorre municípios goianos para levar capacitação, atendimento e fortalecer relação entre as comunidades locais e os poderes públicos
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Polícia Penal registra aumento de apreensões de K4, conhecida como supermaconha

Caiado anuncia isenção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas com salário de até R$ 3 mil e redução da cobrança para os que recebem acima desse valor

Expresso Balcão capacita servidores de 12 municípios

Operação integrada apreende 200 kg de cloridrato de cocaína