No Banner to display

domingo, 19 de setembro de 2021

domingo, 19 de setembro de 2021

Emater entrega DAPs para agricultores familiares afetados pela pandemia

O documento, que garante ao agricultor acesso às políticas de incentivo e produção e geração de renda, foi entregue para 11 famílias na zona rural da cidade de Goiânia.

A DAP é o documento de identificação do agricultor familiar, essencial para o acesso às políticas públicas de geração de renda, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual) e o projeto da Cerveja de Mandioca (Fotos: Emater)

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), realizou na última semana a emissão e entrega da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), para agricultores familiares. O documento, que garante ao agricultor acesso às políticas de incentivo e produção e geração de renda, foi entregue para 11 famílias na zona rural da cidade de Goiânia.

Por meio do engenheiro agrônomo, Oldoen Emiliano, responsável por realizar a visita, todo o processo de registro de informações, o acompanhamento junto aos agricultores e a entrega do documento, a Emater agora possibilita, com a concessão da DAP, que essas famílias possam investir em suas terras e consequentemente melhorar o rendimento de suas propriedades.

Devido à pandemia, os produtores e produtoras que obtiveram o registro passavam por um momento muito complicado, sobretudo com o fechamento de feiras, o que provocou a diminuição da renda mensal. Um dos objetivos desses agricultores é colocar de volta os seus produtos no mercado, seja em pequenos comércios ou fornecendo os excedentes para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual), relata Oldoen.

Ainda segundo ele, o documento pode fornecer outros benefícios aos agricultores. “As famílias que receberam a DAP fazem parte de uma comunidade carente, por isso o documento vai ajudar bastante em suas produções. Um dos agricultores está com plano de financiar um trator. Com o acesso a declaração, esse processo vai ficar muito mais fácil”, conclui.

Um dos beneficiados foi o produtor Leonardo Romeu, que cultiva folhagens e hortaliças em uma área que vem sendo administrada por sua família há mais de 20 anos. Leonardo destaca a importância da aquisição da declaração. “Minha família nunca tinha sido tão bem atendida como foi agora, recebemos todas as orientações e suporte técnico da Emater. Com esse documento, podemos garantir mais investimentos para a nossa propriedade e aumentar a nossa renda participando de licitações para a venda dos nossos produtos”, diz ele.

 

Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)  

A DAP é o documento de identificação do agricultor familiar, essencial para o acesso às políticas públicas de geração de renda, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual) e o projeto da Cerveja de Mandioca.  A Emater é o principal canal para a emissão do papel e acompanha ao lado do produtor rural todo o processo para a expedição da declaração.

Para a obtenção da DAP, o agricultor pode realizar o seu cadastro em qualquer um dos escritórios da Emater, que está presente na maioria dos municípios goianos. O produtor que tem interesse deve apresentar carteira de identidade, CPF e documentos pessoais do cônjuge, caso seja casado ou esteja em uma união estável. Após a emissão, o registro conta com a validade máxima de até dois anos.

Existem três modelos da declaração disponíveis aos agricultores familiares. A DAP Principal identifica e qualifica os responsáveis pela Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), denominados Titular 1 e Titular 2. A DAP Acessória identifica os jovens, com idade entre 15 e 29 anos, filhos e filhas (ou aqueles que estejam sob sua responsabilidade) e as mulheres agregadas a uma UFPA. Já a DAP Especial ou Jurídica identifica e qualifica os empreendimentos familiares rurais organizados em pessoa jurídica.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Últimas notícias

Caiado participa do lançamento da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, em Mara Rosa, no Norte goiano

Goiás atualiza orientações sobre vacinação contra Covid-19

Em Goiânia, Caiado inicia entrega de mais 250 mil cestas básicas a famílias em vulnerabilidade impactadas pela pandemia, e Goiás atinge marca de 1 milhão de donativos distribuídos

Caiado diz que consultas populares vão definir como Projeto Gênesis será implantado e destaca que prioridades são “desenvolvimento do Nordeste goiano e preservação do meio ambiente”