domingo, 26 de junho de 2022

domingo, 26 de junho de 2022

Em Rio Verde, Caiado e ministro da Infraestrutura inauguram Terminal Intermodal da Ferrovia Norte-Sul com projeção de gerar 1,8 mil postos de trabalho

Plataforma será grande hub logístico do Estado, com atendimento a diferentes cadeias produtivas. Capacidade de transporte é de 11 milhões de toneladas por ano.

Inaugurado, nesta terça-feira (27/07), pelo governador Ronaldo Caiado e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o Terminal Intermodal da Ferrovia Norte-Sul de Rio Verde vai gerar 1,8 mil postos de trabalho quando estiver em plena capacidade de operação.

“Essa ferrovia é a coluna vertebral do País e dá ao Centro-Oeste a perspectiva de competir com os Estados litorâneos”, ressaltou Caiado. “Isso aqui é emprego, é renda, gente que vai levar o seu sustento para dentro de casa”, completou o ministro.

A plataforma será um grande hub logístico do Estado, com atendimento a diferentes cadeias produtivas. Com capacidade de transporte de 11 milhões de toneladas por ano, a expectativa é de que movimente cerca de 1,2 mil caminhões por dia, com impulso à vocação produtiva local. “Goiás vai dar um salto em termos de infraestrutura, que será de altíssimo nível, compatível com a grandeza do seu agronegócio e agroindústria”, projetou o ministro.

Caiado destacou que os recentes investimentos aplicados pelos governos federal e estadual no terminal viabilizam os setores econômicos que utilizam rotas goianas para serviços de transporte. “Antigamente a ferrovia Norte Sul era motivo de escândalo e corrupção. Hoje, é uma realidade”, afirmou o governador. O Estado, continuou, saiu de uma situação de isolamento para uma alternativa viável sob o ponto de vista logístico.

No agronegócio, por exemplo, os potenciais clientes serão produtores rurais, cooperativas, indústrias de beneficiamento, usinas de açúcar, tradings e empresas de fertilizantes. Eles poderão transportar produtos para o mercado interno e externo. “É competitividade. O produtor terá mais ofertas de transporte e vai operar de forma mais barata. Essa diferença de valor vai se transformar em investimento na produção. E aí é o Brasil que vai crescer”, explicou Tarcísio.

Iniciativa privada
O investimento para a construção do complexo, que teve suas obras iniciadas em janeiro, foi de R$ 400 milhões, sendo R$ 185 milhões provenientes de empréstimo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Diretor-presidente da Rumo S.A., João Alberto Abreu agradeceu o apoio dos governos federal e estadual à iniciativa privada. Segundo ele, isso garante “o nível de confiança necessária para arriscar”, uma referência a novos negócios.

A plataforma é a maior nos quase 1,5 mil quilômetros do trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP). Somente para a sua construção, segundo a Rumo, foram gerados 1,6 mil empregos. O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, lembrou da “segurança jurídica” garantida pelo município na viabilização da obra. “Como diz o ministro Tarcísio, ‘isso aqui é o mundo real’”, afirmou sobre o salto no desenvolvimento que a estrutura vai oferecer.

Os investimentos no setor ferroviário têm sido constantes em Goiás. Em março deste ano foi inaugurada a plataforma multimodal de São Simão, construída em parceria entre a Rumo Logística e a Caramuru Alimentos, em evento com a presença do presidente Bolsonaro.

Ainda nesta terça-feira, em Rio Verde, o governador e o ministro participaram do Centro-Oeste Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária, evento que debateu temas como multimodalidade, oportunidades de investimento na região, clusters logísticos e a verticalização do agronegócio.

Acompanharam a agenda os deputados federais José Mário Schreiner e Major Vitor Hugo; o senador Luiz do Carmo; o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Lissauer Vieira; e os deputados estaduais Eduardo Prado e Chico KGL.

Fotos: Lucas Diener

Legenda:
O governador Ronaldo Caiado e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, durante inauguração do Terminal Intermodal da Ferrovia Norte-Sul, em Rio Verde: credibilidade das gestões atraem investimentos da iniciativa privada para Goiás

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Publicações em Alta

HGG encerra 1º semestre com 13 projetos de pesquisa iniciados e 21 concluídos

Pablo Marçal e Marcos Paulo lançam empreendimento imobiliário milionário em Caldas Novas

Bolsonaro confirma cessão de área para construção do Hospital do Câncer de Goiás

Decreto formaliza o novo Coíndice