sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Em Lagolândia, distrito de Pirenópolis, Governo de Goiás e OVG entregam benefícios sociais a famílias desabrigadas durante enchente

Caminhão da entidade foi mobilizado para levar itens a moradores que tiveram casas invadidas por água, após enchente no último domingo (28/11) alagar ruas, casas e comércios do distrito de Lagolândia.

Caminhão da OVG foi mobilizado para levar benefícios às famílias, que estão acolhidas em casas de amigos e familiares. Em parceria com prefeitura, governo estadual montou força-tarefa para ajudar moradores

Governador Ronaldo Caiado esteve pessoalmente no local para acompanhar o trabalho da força-tarefa criada pelo Governo de Goiás para ajudar a população local. “Nesse momento o mais importante é garantir todo cuidado necessário às 32 famílias que ficaram desabrigadas por conta da cabeça d’água que atingiu o Rio do Peixe e afetou o povoado”, afirma

O Governo de Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) entregaram, durante esta terça-feira (30/11), centenas de benefícios às famílias desabrigadas após enchente que alagou ruas, casas e comércios do distrito de Lagolândia, no município de Pirenópolis, no último domingo (28). A população local recebeu dos voluntários da entidade 50 cestas básicas, 10 enxovais de bebê, 100 cobertores, 20 caixas de água mineral e 100 brinquedos.

Um caminhão da OVG foi mobilizado para levar os benefícios às famílias, que estão acolhidas em casas de amigos e familiares. Janaína Antônio de Camargo é uma dessas pessoas. Ela está ficando na casa dos sogros e ainda aguarda poder entrar na própria casa e verificar o que poderá salvar, entre mobiliário e itens pessoais. “Preciso esperar que os tijolos sequem para eu poder entrar na minha casa e ver como está. Estou precisando dos meus móveis”, contou. Janaína também agradeceu as doações que vem recebendo. “A alimentação vinda agora neste momento está ajudando muito”, acrescenta.

Neusilene Moura mora com os dois filhos em uma casa que também foi atingida pela água no último domingo. “Foi tudo muito rápido. Em questão de 13 minutos a água levou tudo embora. Mas graças a Deus estamos todos bem e com saúde e isso é o que mais importa. Temos recebido muita ajuda de todos daqui da cidade e agora também do Governo de Goias e da OVG, então ficamos muito gratos”, disse. A casa centenária que está na família há cinco gerações teve todos os cômodos atingidos pela força da enxurrada e parte da estrutura cedeu. A família está abrigada na casa de parentes e, durante o dia, trabalha com a ajuda de vizinhos, voluntários e agentes do Corpo de Bombeiros para resgatar móveis, utensílios domésticos e objetos que não tenham sido totalmente destruídos.

A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca que agir rápido em situações de urgência social como esta é fundamental para garantir o apoio às famílias. “Essas pessoas perderam tudo e precisam de apoio imediato. É essa a preocupação do governador Ronaldo Caiado neste momento”, destaca. “As doações dos benefícios sociais vão garantir um momento de alívio, enquanto trabalhamos para que as famílias possam se recuperar totalmente”, acrescentou.

O governador Ronaldo Caiado esteve pessoalmente nesta terça-feira no distrito de Lagolândia para acompanhar o trabalho da força-tarefa criada pelo Governo de Goiás para ajudar o município de Pirenópolis e os moradores do distrito de Lagolândia. “Em casos como a destruição que ocorreu em Lagolândia, todo mundo precisa arregaçar as mangas e trabalhar para valer. Nesse momento o mais importante é garantir todo cuidado necessário às 32 famílias que ficaram desabrigadas por conta da cabeça d’água que atingiu o Rio do Peixe e afetou o povoado. Vamos priorizar a saúde dos moradores, evitando a contaminação por bactérias, choques elétricos e acidentes na desocupação das casas. Vamos preservar vidas”, afirmou o governador.

Na segunda-feira (29), o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, já havia ido pessoalmente ao local para tratar das primeiras ações a serem tomadas pela gestão estadual em parceria com a Prefeitura de Pirenópolis. Além da OVG, as equipes dos Bombeiros e Goinfra estão a postos no local para auxiliar a administração municipal na missão. O ponto de apoio é a Escola Estadual Benedito Cipriano Gomes, onde as famílias estão se alimentando e recebendo donativos.

Fotos: Cristina Cabral

Gabinete de Políticas Sociais – GPS

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Olimpíada de Tóquio: COB apresenta uniformes oficiais do Time Brasil

UEG publica edital de concurso para contratação de 94 professores

Clima impacta segunda safra em Goiás

Caldas Novas adia Carnaval fora de época para maio