No Banner to display

segunda-feira, 14 de junho de 2021

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Educação de Jovens e Adultos da rede estadual abre vagas a partir de 21/6

Pessoas que não concluíram os estudos de Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade correta podem conquistar o diploma de forma gratuita e semipresencial, cursando a Educação de Jovens e Adultos à Distância (EJATec)

A EJATec é a modalidade semipresencial da EJA, com 80% de aulas à distância e 20% de aulas presenciais. O prazo de solicitação de matrículas para novos alunos inicia-se no dia 21 de junho e vai até 23 de julho (Foto: Divulgação)

Pessoas que não concluíram os estudos de Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade correta podem conquistar o diploma de forma gratuita e semipresencial, cursando a Educação de Jovens e Adultos à Distância (EJATec), da rede pública estadual de ensino. O prazo de solicitação de matrículas para novos alunos inicia-se no dia 21 de junho e vai até 23 de julho, no site www.matricula.go.gov.br.

A EJATec é a modalidade semipresencial da EJA, com 80% de aulas à distância e 20% de aulas presenciais. Na solicitação de matrícula, o estudante seleciona a escola-polo onde ele irá participar das atividades presenciais. No entanto, durante o Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp), todas as aulas estão em regime remoto, pela plataforma Moodle da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc).

Depoimentos de estudantes que concluíram os estudos

Cícera Gonçalves, que havia abandonado os estudos na 8ª série, retomou o aprendizado aos 40 anos pela EJATec até concluir o Ensino Médio. “Durante as aulas me senti segura para ir até o fim. Foi gratificante! Agora, após a conclusão, eu sei que estarei preparada para grandes oportunidades”, afirmou a recém-formada.

Cláudia Cristina Martins, de 46 anos, também concluiu o Ensino Médio pela EJATec e agora pretende prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e fazer faculdade de Direito. “Essa experiência mudou a minha vida, inclusive a autoestima”, contou. De acordo com ela, devido à falta de tempo, o ensino a distância (EAD) foi um fator essencial para sua conquista.

Em que turma devo me matricular?

No segundo semestre de 2021, haverá a abertura de vagas para a 2ª etapa (correspondente ao Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano) e para a 3ª etapa da EJATec (equivalente ao Ensino Médio, da 1ª à 3ª série).

Cada semestre do curso EJATec corresponde a um ano da Educação Básica. Nesse sentido, se uma pessoa parou os estudos no 8º ano e quer concluir o Ensino Fundamental, por exemplo, ela deve se matricular no terceiro semestre da EJATec 2ª etapa e continuar até finalizar o quarto semestre.

EJA presencial

Os alunos que quiserem cursar a EJA de modo presencial devem entrar em contato com as escolas-polo listadas no site www.matricula.go.gov.br para informarem o interesse no curso presencial. Confira abaixo a lista de escolas-polo da EJATec:

  • Anápolis – CEJA Professor Elias Chadud
  • Aragarças – CEJA de Aragarças
  • Caldas Novas – CEJA Filostro Machado Carneiro
  • Catalão – CEJA Professora Alzira de Souza Campos
  • Cabeceiras – C. E. Professor Alfredo Nasser
  • Ceres – E. E. Virgílio do Vale
  • Formosa – C. E. Professor Claudiano Rocha
  • Goiânia – CEJA Universitário
  • Goiânia – CEJA Arco-Íris
  • Goiânia – C. E. Ary Ribeiro Valadão Filho
  • Goiânia – E. E. João José Coutinho
  • Iporá – CEJA Dom Bosco
  • Inhumas – C.E. Joaquim Pedro Vaz
  • São Miguel do Araguaia – E.E. Dom Bosco
  • Uruana – C.E Zico Monteiro
  • Valparaíso de Goiás – C. E. Céu Azul

Renovação de matrícula e transferência

Os estudantes que já estão matriculados na EJATec ou na EJA presencial e querem ser transferidos para outra unidade devem ir à escola para realizar a Transferência por Interesse Próprio (TIP), entre 21 de junho e 23 de julho.

Devido à pandemia e para evitar aglomerações, a renovação de matrícula dos alunos da EJATec e EJA presencial será automática. Posteriormente, em alguma atividade presencial na escola ou visita à unidade, os estudantes ou pais e responsáveis deverão assinar um termo de renovação.

Cronograma de matrículas da EJA e EJATec

Renovação de matrícula: 11 a 30 de junho (automática)
Transferência por Interesse Próprio: 21 de junho a 23 de julho (na escola)
Solicitação de novas matrículas: 21 de junho a 23 de julho (pelo site)

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Últimas notícias

Caldas Novas amplia vacinação para pessoas sem comorbidades a partir de 52 anos

Força-tarefa fecha fábricas clandestinas de agrotóxicos

Secretaria de Ação Social e Melhor Idade de Caldas Novas realiza Campanha do Agasalho

Prefeitura de Caldas Novas intensifica retirada de entulhos em toda a cidade