No Banner to display

quarta-feira, 18 de maio de 2022

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Decreto formaliza o novo Coíndice

O conselho é renovado anualmente por decreto do governador Ronaldo Caiado.

O decreto que formaliza a nova composição do Coíndice foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 29 de julho (Foto: Divulgação)

O Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice), órgão da Secretaria da Economia, tem nova composição em 2021, com o ingresso dos deputados estaduais Amilton Filho, Cairo Salim e Thiago Albernaz, e dos prefeitos Gilber Roque Miranda (Rianópolis), Clayton Melo (Itauçu) e Frederico Vidigal (Rialma). Os deputados foram indicados pela Assembleia Legislativa, e os prefeitos, pela Associação Goiana dos Municípios (AGM) e pela Federação Goiana de Municípios (FGM).

O conselho é renovado anualmente por decreto do governador Ronaldo Caiado. Tem como membros natos a secretária da Economia, Cristiane Schmidt, no cargo de presidente, o secretário-adjunto, Sérvulo Nogueira (vice-presidente), e o subsecretário da Receita Estadual, Aubirlan Vitoi. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 29 de julho.

A missão do Coíndice é fazer a partilha da cota municipal de 25% do ICMS para os 246 municípios goianos dentro das regras fixadas pela Constituição Estadual e leis estaduais. É um trabalho técnico feito com base nas informações prestadas pelos contribuintes no pagamento do imposto em cada localidade goiana.  O Índice de Participação Municipal (IPM) que define a divisão é fixado inicialmente em caráter provisório e, depois, definitivo, para vigorar sempre no ano seguinte. Ou seja, o índice será definido no segundo semestre de 2021 para vigorar em 2022.

Os critérios para cálculo do IPM são:  85% na proporção do valor adicionado nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços realizados pelos municípios; 10% em cotas iguais para todos os municípios; e 5% de acordo com o cumprimento de exigências fixadas na lei que criou o ICMS Ecológico, para proteção ao meio ambiente.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Publicações em Alta

Prefeitura de Rio Quente envia projeto à Câmara com reajuste de 20,64% no salário dos servidores

Governo de Goiás inicia campanha para oferecer R$ 46,7 milhões em linhas de crédito para empresários do setor de turismo

O Boticário celebra Dia dos Namorados com kits personalizados com estampas exclusivas

Governador Ronaldo Caiado e primeira-dama, Gracinha Caiado, lançam Goiás Social, programa de ajuda a famílias em situação de vulnerabilidade em todas regiões do Estado